Gastronomia
O projeto Gastronomia do Amanhã, que capacita pessoas em situação de vulnerabilidade social com oficinas de mercado e cozinha, chega à 5ª edição, com patrocínio da Albras. Neste ano, os municípios de Barcarena e Abaetetuba receberão os cursos. As inscrições iniciaram na terça-feira, 11, e seguirão calendário de acordo com cada comunidade. As aulas iniciarão em 24 de janeiro nas primeiras localidades.
O cronograma conta com cinco dias de oficinas, sendo quatro de aulas teóricas e práticas e, no quinto e último dia, o resultado de todo esse processo será compartilhado com o público em uma mostra gastronômica, com a entrega de certificados.
A Albras patrocina esta edição do Gastronomia do Amanhã com o objetivo de valorizar a cultura e a vocação regional para a gastronomia. É uma oportunidade também para incentivar a geração de renda, autonomia e independência financeira dos moradores locais.
Inscrições
As inscrições serão realizadas de acordo com a ação em cada local. As 30 vagas deverão ser preenchidas através de uma ficha que ficará disponível em ambiente de fácil circulação nas comunidades ou pelas redes sociais do projeto @gastronomiadoamanha.
As inscrições iniciarão em Barcarena nas localidades de Vila Nova, Itupanema e Vila do Conde, de 11 a 14 de janeiro; em Laranjal de 17 a 21 e em São Francisco de 19 a 23 do mesmo mês. Em Abaetetuba, esta etapa ocorrerá de 24 a 28 de janeiro, na Vila de Beja.
Aulas
Os 30 alunos por turma terão uma semana intensa de aprendizado com chefes de cozinha. Os participantes aprenderão sobre diversos assuntos ligados à culinária como o desenvolvimento de ficha técnica para alimentos, técnica de bases de cozinha, segurança alimentar, noção de marketing de produtos e empreendedorismo.
A chef Verena Aquino, coordenadora técnica do projeto, conta sobre a experiência de ajudar as pessoas nesse processo de aprendizagem para enxergarem na gastronomia uma fonte de renda.
“Organizamos tudo para que os alunos se sintam seguros e motivados a continuarem a cozinhar após o término do curso. A linguagem e as aulas são adequadas dentro do que os participantes encontram no dia a dia. Ao término das aulas, já tivemos casos de alunos que montaram seus próprios restaurantes e hoje possuem renda própria”, conclui Verena.
Todo o curso será realizado adotando os protocolos de saúde e segurança em razão da covid-19, como o uso de máscaras e a utilização de álcool em gel. Para mais informações, é possível acessar as redes sociais do projeto ou ligar para o telefone (91) 98391-4039.
O Gastronomia do Amanhã é um patrocínio da Albras via Lei de Incentivo à Cultura e Realização Embrasesc, Secretaria Especial da Cultura e Ministério do Turismo
Serviço:
Inscrições para o Gastronomia do Amanhã 2022
Onde: Barcarena e Abaetetuba
Quando: A partir de 11 de janeiro
Informações: (91) 98391-4039.
Tags
Abaetetuba Albras Barcarena Gastronomia Projeto Social
Relacionadas
-
Mercado
Rosa Branca marca presença na Pará Trigo 2024 e conta com a participação especial de Beca Milano
-
Tarifa Social
Em Abaetetuba, 1.813 famílias correm o risco de perder o desconto na conta de luz
-
Solidariedade
Hospitais paraenses se unem em campanha solidária para arrecadar alimentos
-
Mulher empreendedora
Maternidade de Barcarena promove empreendedorismo feminino
-
Sustentabilidade
Hydro assina memorando de entendimento para possível uso de gás natural na Alunorte
-
GASTRONOMIA
Chefs premiados ensinam receitas no projeto “Gastronomia Criativa em Casa”
-
Trabalho
“Todos pelo Trabalho” oferece serviços e orientações para acesso ao mercado e geração de renda
-
Música
Coro Carlos Gomes celebra parceria com a Hydro
-
Projeto Social
III torneio de Jiu-Jitsu do Projeto Menino Feliz foi quente em Paragominas
-
Capacitação profissional
MPT reverte recursos a projeto de costura profissional direcionado a mães de Santarém