Rede Solidária

Instituto Ekloos lança a primeira plataforma de inteligência artificial na área social no Brasil

O Instituto Ekloos inova mais uma vez para beneficiar milhões de pessoas que querem gerar impacto social, mas encontram barreiras e não tem a quem pedir ajuda.

Acaba de ser lançada a primeira plataforma de inteligência artificial que promete revolucionar o acesso ao conhecimento referente a área social no Brasil. A Guia Social (www.guiasocial.org) já possui um base com mais de 600 conteúdos produzidos pela equipe do Instituto Ekloos que será disponibilizada na versão beta.

A Guia é uma plataforma aberta e gratuita que possibilita que pessoas que queiram empreender na área social possam tirar dúvidas sobre como criar ou gerir melhor iniciativas de impacto social. Assim, será possível, exponencializar o número de pessoas que possam ter acesso a conhecimento na área social, de forma compartilhada e gratuita.

O Brasil tem mais de 490 mil Organizações sem fins lucrativos e mais de 4 mil negócios de impacto social. Em geral os empreendedores destas iniciativas entendem das causas sociais, mas possuem muitas dúvidas de como gerir estas organizações de forma profissional, transparente e que gere um impacto social relevante. 58% empreendedores de negócios sociais citam itens relacionados à gestão como as ajudas mais urgentes (fonte: Pesquisa Pipe Social, 2019).

“Nosso objetivo é ser a maior base de conhecimento sobre o terceiro setor (das ONGs) e o setor 2,5 (dos negócios de impacto) através da utilização da Inteligência Artificial para aumentar o impacto positivo”, diz Andréa Gomides, presidente do Instituto Ekloos.

A Kiara é a coordenadora Digital da plataforma e ela vai aprendendo conforme as perguntas forem sendo feitas pelos empreendedores sociais. Além da Kiara, a equipe de mentores do Instituto Ekloos também estará disponível para responder as perguntas que a Kiara ainda não souber e ensiná-la, para que os próximos empreendedores consigam respostas mais rápidas. É o digital e o humano juntos para oferecer conteúdo de qualidade e não deixar ninguém sem resposta.

As perguntas são respondidas com textos, vídeos e áudios, com conteúdo nas áreas de gestão (planejamento estratégico, organograma, gestão orçamentária, …), projetos (inovação, medição de impacto, metodologias, …), marketing (captação de recursos, redes sociais, …), negócios (plano de negócios, modelos de negócio, viabilidade financeira, …) e tecnologia (uso da tecnologia na gestão e em projetos). Todos os conteúdos são adaptados ao terceiro setor e ao setor de negócios de impacto. Até este momento todos os conteúdos foram produzidos pelo Instituto Ekloos, mas a plataforma está aberta para receber, também, conteúdos de outras organizações que queiram fazer parte deste ecossistema de impacto social.

Os empreendedores podem fazer perguntas como por exemplo: Como fazer o cálculo da viabilidade financeira do meu negócio? Como criar um organograma para uma ONG? Como criar um plano de captação de recursos?

Segundo a Mckinsey em artigo publicado em 2020, a Inteligência Artificial está posicionada para provocar a disrupção do nosso mundo. E por que não utilizar esta tecnologia disruptiva para gerar impacto social positivo? É isso que o Instituto Ekloos se propõe! Guiar os empreendedores e reduzir a desigualdade social do Brasil.

Para ter as suas questões respondidas, os empreendedores podem conversar com a Kiara pelo WhatsApp (21 4042-1628) ou pela plataforma www.guiasocial.org . O acesso é 100% gratuito!

A Guia Social já está disponível na versão beta. As empresas que quiserem investir para exponencializar  o S do ESG através da Guia podem entrar em contato com o Instituto Ekloos, assim como as organizações que quiserem produzir e compartilhar conteúdo. Para a realização deste projeto, o Instituto Ekloos fez uma parceria com a AI Networks, uma startup que quer democratizar a Inteligência Artificial no Brasil (ainetw.com)

O nome Guia foi escolhido, pois a ideia do projeto é guiar as pessoas pelo universo do empreendedorismo de impacto. Para mais informações: www.ekloos.org.

Sobre o Instituto Ekloos

O Instituto Ekloos é uma organização sem fins lucrativos que, ao longo de seus 14 anos de atuação, trabalhou com mais de 2.000 ONGs e negócios de impacto social e já capacitou mais de 5.000 gestores sociais. Por ano, a Ekloos impacta mais de 100.000 pessoas, através dos projetos que são acelerados. Com Programas de Aceleração baseado em metodologias próprias e diferenciadas, vêm trabalhando com iniciativas sociais de forma a profissionalizar a gestão, apoiar o desenvolvimento sustentável e estimular a inovação, possibilitando o aumento do impacto social que cada organização gera em seu território de atuação. Acabou de finalizar uma turma do Programa Lideres de Impacto, que capacitou 60 jovens negros e negras das 5 regiões do Brasil. Em 2018 e 2019 ficou entre as 10 melhores aceleradoras do Brasil e em 2017 ganhou o Prêmio de Melhores ONGs da Revista Época. O Instituto Ekloos desenvolve projetos em parceria com grandes empresas e institutos como Instituto Coca-Cola Brasil, Neoenergia, Instituto Votorantim, Oi Futuro, entre outras.


Tags

Empreendedorismo ESG inteligência artificial Projeto Social Rede Solidária