Diversidade

Entre tantas atividades que marcam o mês de junho, uma delas envolve a questão do público LGBTQIA+. Especificamente no dia 28 de junho é celebrado o Dia Mundial do Orgulho LGBTQIA+, e, como forma de celebrar e marcar a data, o Tribunal Regional do Trabalho da Oitava Região irá promoverá uma extensa programação que tem início no dia 20 de junho e segue até o dia 1 de julho, sendo desenvolvida de forma híbrida, com atividades presenciais e online.
Elaborada e coordenada pelo Grupo de Diversidade do TRT-8, que conta com a participação de dois representantes da sociedade civil, sendo um da Rede Paraense de Pessoas Trans e outra da Rede Trans Brasil, a programação já iniciou no dia 20 de junho, com a disponibilização do curso "Identidade de gênero: Histórias, Conceitos e Trajetórias", uma ação da Escola Judicial do TRT-8 com o TRT da 6ª Região, que elaborou o conteúdo todo em formato EAD.Voltado para magistrados e servidores, as inscrições para o curso seguem abertas até o dia 30 de junho e a plataforma com o conteúdo ficará aberta até o dia 01 de agosto.
Fundo de Tela
A partir do dia 27 de junho até o dia 01 de julho, todos os computadores de todas as unidades administrativas e judiciais do TRT-8 exibirão o fundo de suas telas com uma arte das bandeiras dos movimentos LGBTQIA+ elaborada pela ASCOM.
Bandeira
O dia 28 de junho, Dia do Orgulho LGBTQIA+, concetrará a maioria das atividades. Às 8h30 haverá a cerimônia de hasteamento da bandeira LGBTQIA+ no lugar da bandeira do Tribunal, que será feito pela vice-presidente do TRT-8, desembargadora Maria Valquíria Norat Coelho; acompanhada do desembargador Francisco Sérgio Silva Rocha e do juiz do trabalho, Otávio Bruno da Silva Ferreira, respectivamente Coordenador e integrante do Grupo de Trabalho da Diversidade do TRT-8.
Cadastro
Durante toda manhã e parte da tarde do mesmo dia, das 9h às 15h, o TRT-8, em parceria com o grupo Gestor Consultoria, Unipop, Rede Trans e Rede Paraense de Pessoas Trans, estará com atendimento posicionado no hall de entrada do tribunal para realização de cadastro de currículos do público LGBTQIA+. Essa ação visa oferecer uma resposta às empresas que informam não estimular a contratação de pessoas oriundas desse público, por desconhecimento de currículos. Com essa iniciativa, o banco ficará disponível para acesso de toda e qualquer organização.
Iluminação
Na final da tarde do dia 28, e durante toda a noite, a fachada do edifício sede do Tribunal Regional do Trabalho da Oitava Região receberá iluminação especial a partir das 18h, marcando com alegria a data com as cores do arco-íris projetadas na edificação, que fica em frente da movimentada Praça Brasil, no bairro do Umarizal, em Belém.
Webinário
Na sexta-feira, dia 01 de julho, no horário de 9h às 11h, está programado a realização do Webinário "A diversidade no mundo de trabalho: Orgulho LGBTQIA+ - desafios e ações", que terá como convidados: Larissa Rocha, mestre em Direito e autora do livro "Trabalhadores LGBTI e a promoção de um meio ambiente equilibrado"; Rafael Carmo Barros, Coordenador da Rede Paraense de Pessoas Trans e Tathiane Araújo, presidente da Rede Trans Brasil e o professor Pedro Augusto Gravatá Nicoli, professor doutor adjunto da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
História
O Dia 28 de junho é marcado pelo combate à homofobia e luta por uma sociedade livre de preconceito e com oportunidades para todos, todas e todes. Historicamente, no dia 28 de junho de 1969, houve em Nova York, a Rebelião de Stonewall Inn, que marcou a revolta da comunidade LBGT contra uma série de invasões da polícia da Nova York aos bares que eram frequentados por homossexuais, que eram presos e sofriam represálias por parte das autoridades.
A partir disso, vários protestos foram organizados vários protestos em favor dos direitos dos homossexuais por várias cidades norte-americanas.
A 1ª Parada do Orgulho Gay foi organizada no ano seguinte, em 1970, como formar de lembrar e fortalecer o movimento de luta de todos contra o preconceito.
Toda a programação do Tribunal Regional do Trabalho tem o apoio da Rede Trans Brasil, Gestor Consultoria, Instituto Universidade Popular e Movimento LGBTI do Pará.
Serviço: Programação alusiva às comemorações ao Dia do Orgulho LGBTQIA+
Quando: 27 de junho a 01 de julho de 2022
Local: Tribunal Regional do Trabalho da Oitava Região – TRT-8 – Rua Dom Pedro I, nº 746 – Bairro: Umarizal
Realização: Grupo de Diversidade do TRT-8, Rede Paraense de Pessoas Trans EJUD8 e Tribunal Regional do Trabalho da Oitava Região
Apoio: Rede Nacional de Pessoas Trans, Instituto Universidade Popular, Gestor Consultoria e Movimento LGBTI do Pará.
Comentários
Recomendado!
Recommending means this is a discussion worth sharing. It gets shared to your followers' Disqus feeds, and gives the creator kudos!
Alerta
Você já deu sua opnião nesse comentario
Alerta
Você deseja deletar esse comentário?
Compartilhar
Link
Este é seu link para você Copiar e Compartilhar.