BIENAL DE ARTES
Foto: MARCOS BARBOSA-COMUS
A I Festa Literária de Belém, que integra a I Bienal de Artes de Belém, vem movimentando a praça do Povo, localizada no Centro Cultural Tancredo Neves (Centur). No domingo, 18, os visitantes puderam acompanhar exposições, shows e stands de livros.
Com o tema "Uma celebração vira palavra", a Festa Literária é promovida pela Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semec), e homenagea quatro escritores paraense: Paes Loureiro, Antônio Juraci Siqueira, Heliana Barriga e Zélia Amador de Deus.
Visitação - Um dos locais mais visitados do evento são os stands de livros, mais de 20 foram montados no espaço com várias opções de literatura, desde a infantil até a cultural. A maioria das obras em exposição é de escritores paraenses.
O marítimo Ronald Carvalho, de 47 anos, aproveitou a folga de domigo e levou o filho Ruan Carvalho, de 5 anos, para escolher um livro. "A leitura vai abrindo novos horizontes, por isso a importância desse incentivo às crianças", comentou o pai.
Bônus - Para incentivar a leitura, a Prefeitura de Belém disponibilizou para todos os trabalhadores da área da educação municipal um Bônus Livro no valor de R$ 200.
Nos três dias de evento, o volume de vendas do Bônus Livro foi de 20,25%. A assistente de professora da Semec Gisele Alves, de 47 anos, aproveitou o valor de R$ 200 para comprar um livro para o filho, Gabriel Alves, de 13 anos. O jovem saiu satisfeito com as novas aquisições literárias.
"Estou levando o Pequeno Princípio Negro e um dicionário. Estou gostando das opções aqui da feira. Acho que lendo podemos adquirir mais cultura", comentou o adolescente.
Segundo a secretária da Semec, Márcia Bittencourt, Belém merece um evento do porte da Festa Literária. “A primeira Festa Literária de Belém está sendo um sucesso, tem muita música, poesia, teatro, animação para as crianças, exposição, muitos livros e todo o nosso acervo de editoras paraenses, autores paraenses. Já passaram mais de 8 mil pessoas só nesses dois dias de evento. Belém precisa e merece eventos desse porte, aqui pode encontrar livros até 30% mais baratos, isso também facilita o acesso à população".
Serviço - A I Festa Literária de Belém segue até o dia 23 de setembro, das 9h às 21h, no Centur, localizado na avenida Gentil Bittencourt. Nesta segunda-feira, 19, a programação vai contar com apresentações de escolas municipais, homenagens à escritora Eliana Barriga, e shows de Pelé do Manifesto e Pedrinho Callado.
A Festa Literária faz parte da I Bienal de Artes de Belém, e seguira até o dia 23 de setembro. Clique aqui e acompanhe toda a programação da I Flibe.