ProLíder

Estudantes da UFPA integram o maior programa de formação de líderes do país

Larissa Peniche e Fausto Sollim terão a oportunidade de criar soluções inovadoras para os problemas do Brasil.

Após passar por cinco etapas de avaliação durante os últimos meses, dois acadêmicos da UFPA foram selecionados para participar do ProLíder, um dos principais programas de formação de lideranças existentes no Brasil. Para conseguir tal feito, Fausto Sollim e Larissa Peniche tiveram que estar entre os 80 primeiros candidatos dos 15.748 inscritos no programa. 

Fausto, de 21 anos, é estudante de Engenharia de Materiais. Já Larissa, de 25 anos, formou-se recentemente em Engenharia Civil, e agora atua como coordenadora de Operações, Programas e Eventos na Aspen Network of Development Entrepreneurs (ANDE), rede global de organizações que impulsiona o empreendedorismo em economias em desenvolvimento. Além de compartilhar o propósito de transformar a realidade por meio do empreendedorismo social, Fausto e Larissa possuem outros elementos em comum: ambos tiveram a responsabilidade de presidir o Time Enactus UFPA, organização que realiza projetos alinhados com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), postulados pela Agenda 2030 das Organizações das Nações Unidas (ONU).

Larissa Peniche - Enactus UFPA

Os estudantes destacam a importância da Enactus UFPA na trajetória que os credenciou para o ProLíder. "Depois de anos no time, reconheci minha missão como líder de processos de transformação social na Amazônia e recebi todo o apoio necessário para seguir nessa caminhada. Estar neste programa é uma vitória coletiva de todos os membros que já passaram pelo time,  e tenho certeza que muitos outros colegas vão conseguir participar no futuro”, pontua Larissa. Em 2021, ela foi vencedora do Prêmio Universitário do Ano, que reconhece estudantes engajados com a melhoria das condições de vida de comunidades em situação de vulnerabilidade social e econômica.

Para Fausto, ter sido selecionado para o programa representa uma oportunidade ímpar, tanto para a sua formação acadêmica, quanto para o seu desenvolvimento pessoal. “As formações são muito ricas em conteúdo e ajudam a compreender melhor as pautas do país. A partir disso, a gente consegue pensar, junto com colegas de várias outras regiões, em possíveis saídas para os desafios existentes na atualidade. E o mais legal, trazendo a nossa visão de amazônida para essas discussões e compartilhando o que aprendemos no Time”, afirma o atual presidente da Enactus UFPA.

Fausto Sollim - Enactus UFPA

Durante os próximos meses, os jovens embarcarão para encontros periódicos em São Paulo, onde participarão de diferentes vivências e formações junto a nomes importantes do empreendedorismo nacional. O professor José Augusto Lacerda Fernandes (FAAD/ICSA), conselheiro da Enactus da UFPA desde 2016, lembra que não é a primeira vez que estudantes da UFPA participam do programa. “O primeiro foi Noel Orlet, presidente em 2019, e que logo depois foi indicado ao Prêmio Universitário do Ano daquele ano. A conquista da Larissa e do Fausto ilustra, uma vez mais, a consistência do nosso trabalho e o protagonismo da UFPA enquanto formadora de change makers”, acrescenta.

Sobre o programa – O ProLíder é o maior programa de formação de lideranças jovens do Brasil. A iniciativa do Instituto Four consiste em discutir o cenário atual brasileiro, junto a grandes referências, com o principal objetivo de criar negócios sustentáveis que contribuam para o desenvolvimento do país.


Tags

Enactus UFPA Juventude UFPA