CARTA AMAZONIA
O primeiro episódio da terceira temporada do podcast Carta Amazônia discute os desafios enfrentados pelas pessoas trans na região amazônica. O programa, que vai ao ar nesta terça-feira, 30/01, no Youtube e nas plataformas de áudio, recebe o ativista e homem trans Raffa Carmo, vice-presidente da Rede Nacional de Pessoas Trans do Brasil; e Roclane Damasceno, mulher trans e Cabo do Corpo de Bombeiros Militar do Pará.
A edição faz parte da série “Carta na Mesa”, formato de mesacast do Carta Amazônia. No episódio, os convidados falam sobre experiências pessoais, preconceitos, diversidade, visibilidade, justiça e a luta pelo direito de existir no país que mais mata transexuais no mundo. Segundo dados da Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra), o Brasil continua na liderança mundial de desrespeito e violência com pessoas trans. Pelo décimo quinto ano consecutivo, somos o país que mais mata pessoas destes gêneros no mundo.
Na entrevista comandada pela jornalista Cecilia Amorim, Raffa Carmo relata a sua descoberta como homem preto trans e compartilha sua experiência na militância pelos direitos LGBTQIA+. O ativista também destaca o trabalho da Rede Nacional de Pessoas Trans do Brasil, primeira instituição nacional liderada por pessoas trans e travestis a realizar um monitoramento sobre os assassinatos, violações de direitos humanos e tentativas de homicídio das pessoas trans, travestis e de gênero diverso no país.
Roclane conta sobre sua trajetória pessoal e os desafios de ser mulher trans dentro de uma instituição militar do Pará. Ela fala ainda sobre a desconstrução de estereótipos de gênero, a importância da representação diversificada em profissões historicamente machistas e como a inclusão e o respeito podem transformar instituições e sociedades.
O podcast das multivozes
O podcast Carta Amazônia é um projeto da agência de comunicação Carta Amazônia, produzido com o apoio da ONG Repórteres Sem fronteiras. Confira o episódio completo no Youtube e no seu tocador preferido de podcast.
Tags
Amazônia Carta Amazônia corpo de bombeiros diversidade Pessoas Trans podcast
Relacionadas
-
Amazônia
Instituto apresenta novo portfólio de serviços florestais
-
educomunicação
Escola Carta Amazônia fecha ciclo de oficinas sobre desinformação
-
Amazônia 2030
Estudo apresenta o diagnóstico do setor madeireiro na Amazônia
-
Meio Ambiente
Vídeo homenageia voluntários que atuam com Manejo Integrado do Fogo
-
Eleições 2024
Carta Amazônia promove oficinas sobre desinformação e checagem de fatos
-
RECONHECIMENTO
IFT muda de nome para homenagear Johan Zweede