Mosqueiro

Matriarca quilombola de Mosqueiro será homenageada em Feira Literária

Creuza Gomes Chaves, 94, matriarca do território quilombola do Sucurijuquara, situado no distrito de Mosqueiro e, único da jurisdição do município de Belém, será a grande homenageada da IV Feira Literária de Mosqueiro (Flim/2025). O lançamento da Festa será na próxima sexta-feira, 8, às 17h, durante evento denominado “Venha ver o pôr do Sol”, no anfiteatro da praia do Chapéu Virado, na ilha de Mosqueiro. O escritor, professor e músico, Ronaldo Andrade, vai dividir com “Tia Querida”, como é popularmente conhecida Creuza Gomes Chaves, as honrarias da Flim/2025.

A coordenação da Flim promete ainda vasta pauta cultural com apresentação do Boi-Bumbá Flor da Infância (quilombo Sucurijuquara), Carimbó nativo do Ronaldo Curuperé, escritora e pedagoga Cassandra Brito performance da boneca Emília, além da presença dos coletivos culturais Escritores da Praia, Matinta Kids com desenhos e pinturas, apresentação musical de Ronaldo Andrade (voz e violão) e participações especiais de Carol Andrade e Lú Matos.
Segundo Lairson Costa, coordenador da Festa Literária, o evento pretende abrir a janela à contemplação do pôr do sol em ambiente propício, que é o anfiteatro do Chapéu Virado. “Será uma noite memorável com participação de grandes artistas de Mosqueiro, seus familiares, amigos e convidados”, disse o professor Lairson Costa, que recebe apoio organizacional do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa, Artes e Educação (Gipace), vinculado ao Instituto Federal do Pará (IFPA) e do coletivo cultural Escritores da Praia de Mosqueiro. A edição de 2024 foi considerada um sucesso com grande número de participantes e concurso de gastronomia.

Ancestralidade – A ideia em homenagear “Tia Querida” na programação da Flim/2025 está associada à ancestralidade e riqueza cultural que Creuza Gomes Chaves carrega ao longo dos seus 94 anos. Quando mais jovem, a matriarca quilombola dava vida à personagem “Dona Maria”, figura central da apresentação do cordão de boi-bumbá do Sucurijuquara. No enredo da cultura popular, ela enfrentava os desafios da luta por justiça e proteção da sua comunidade. A força da personagem persiste até os dias de hoje, sendo Creuza Gomes Chaves, a maior personalidade do território e guardiã da ancestralidade. Seus herdeiros (as) culturais mantiveram a manifestação folclórica do boi-bumbá, atualmente chamado “Boi Flor da Infância”, reunindo os descendentes da matriarca quilombola.

Poesia – O segundo homenageado da Flim/2025 é Ronaldo Andrade, autor de “Ame o Poema de Todas as Formas” e de “Toda prosa por aí” (Editora Remando contra a Maré). Ronaldo também é professor de Literatura e Língua Portuguesa, músico, compositor, poeta e idealizador do Movimento Literário Escritores da Praia. O homenageado também já publicou “Antologia da Praia”, uma coletânea com diversas vertentes literárias de escritores da Ilha de Mosqueiro.

Como músico, apresentou o show “Rima de Encontro”, comemorando os dez anos de parceria com o também músico e poeta Renato Gusmão. Desde 2014 é membro participante do Congresso Brasileiro de Poesia, em Bento Gonçalves (RS). Como professor, coordena o Projeto Oásis Poético na Escola, com objetivo de organizar as produções poéticas de seus alunos.

A Festa Literária de Mosqueiro (Flim) vai chegar à sua quarta edição, em 2025. De acordo com Lairson Costa, o evento se firmou no calendário cultural de Mosqueiro, agregando muito elementos da cultura local como gastronomia, empreendedorismo e turismo. “O formato da Flim mudou e nós estamos inovando com programação contínua e repleta de novidades e com duas enormes personalidades da nossa cultura de Mosqueiro que são o professor Ronaldo Andrade e a Tia Querida, matriarca da comunidade quilombola do Sucurijuquara”, disse. “Deixo o convite para grande participação da nossa comunidade na festa de lançamento”, completou.

SERVIÇOS
FESTA LITERÁRIA DE MOSQUEIRO
LANÇAMENTO DA PROGRAMAÇÃO PARA 2025
VENHA VER O PÔR DO SOL – ANFITEATRO DO CHAPÉU VIRADO
HORA: 17H
DATA: 08/11/2024
CONTATOS: (91) 98521-7485 (LAIRSON COSTA)
E-mail: lairson.costa@ifpa.edu.br


Tags

homenagem Mosqueiro Quilombolas