Mosqueiro
Creuza Gomes Chaves, 94, matriarca do território quilombola do Sucurijuquara, situado no distrito de Mosqueiro e, único da jurisdição do município de Belém, será a grande homenageada da IV Feira Literária de Mosqueiro (Flim/2025). O lançamento da Festa será na próxima sexta-feira, 8, às 17h, durante evento denominado “Venha ver o pôr do Sol”, no anfiteatro da praia do Chapéu Virado, na ilha de Mosqueiro. O escritor, professor e músico, Ronaldo Andrade, vai dividir com “Tia Querida”, como é popularmente conhecida Creuza Gomes Chaves, as honrarias da Flim/2025.
A coordenação da Flim promete ainda vasta pauta cultural com apresentação do Boi-Bumbá Flor da Infância (quilombo Sucurijuquara), Carimbó nativo do Ronaldo Curuperé, escritora e pedagoga Cassandra Brito performance da boneca Emília, além da presença dos coletivos culturais Escritores da Praia, Matinta Kids com desenhos e pinturas, apresentação musical de Ronaldo Andrade (voz e violão) e participações especiais de Carol Andrade e Lú Matos.
Segundo Lairson Costa, coordenador da Festa Literária, o evento pretende abrir a janela à contemplação do pôr do sol em ambiente propício, que é o anfiteatro do Chapéu Virado. “Será uma noite memorável com participação de grandes artistas de Mosqueiro, seus familiares, amigos e convidados”, disse o professor Lairson Costa, que recebe apoio organizacional do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa, Artes e Educação (Gipace), vinculado ao Instituto Federal do Pará (IFPA) e do coletivo cultural Escritores da Praia de Mosqueiro. A edição de 2024 foi considerada um sucesso com grande número de participantes e concurso de gastronomia.
Ancestralidade – A ideia em homenagear “Tia Querida” na programação da Flim/2025 está associada à ancestralidade e riqueza cultural que Creuza Gomes Chaves carrega ao longo dos seus 94 anos. Quando mais jovem, a matriarca quilombola dava vida à personagem “Dona Maria”, figura central da apresentação do cordão de boi-bumbá do Sucurijuquara. No enredo da cultura popular, ela enfrentava os desafios da luta por justiça e proteção da sua comunidade. A força da personagem persiste até os dias de hoje, sendo Creuza Gomes Chaves, a maior personalidade do território e guardiã da ancestralidade. Seus herdeiros (as) culturais mantiveram a manifestação folclórica do boi-bumbá, atualmente chamado “Boi Flor da Infância”, reunindo os descendentes da matriarca quilombola.
Poesia – O segundo homenageado da Flim/2025 é Ronaldo Andrade, autor de “Ame o Poema de Todas as Formas” e de “Toda prosa por aí” (Editora Remando contra a Maré). Ronaldo também é professor de Literatura e Língua Portuguesa, músico, compositor, poeta e idealizador do Movimento Literário Escritores da Praia. O homenageado também já publicou “Antologia da Praia”, uma coletânea com diversas vertentes literárias de escritores da Ilha de Mosqueiro.
Como músico, apresentou o show “Rima de Encontro”, comemorando os dez anos de parceria com o também músico e poeta Renato Gusmão. Desde 2014 é membro participante do Congresso Brasileiro de Poesia, em Bento Gonçalves (RS). Como professor, coordena o Projeto Oásis Poético na Escola, com objetivo de organizar as produções poéticas de seus alunos.
A Festa Literária de Mosqueiro (Flim) vai chegar à sua quarta edição, em 2025. De acordo com Lairson Costa, o evento se firmou no calendário cultural de Mosqueiro, agregando muito elementos da cultura local como gastronomia, empreendedorismo e turismo. “O formato da Flim mudou e nós estamos inovando com programação contínua e repleta de novidades e com duas enormes personalidades da nossa cultura de Mosqueiro que são o professor Ronaldo Andrade e a Tia Querida, matriarca da comunidade quilombola do Sucurijuquara”, disse. “Deixo o convite para grande participação da nossa comunidade na festa de lançamento”, completou.
SERVIÇOS
FESTA LITERÁRIA DE MOSQUEIRO
LANÇAMENTO DA PROGRAMAÇÃO PARA 2025
VENHA VER O PÔR DO SOL – ANFITEATRO DO CHAPÉU VIRADO
HORA: 17H
DATA: 08/11/2024
CONTATOS: (91) 98521-7485 (LAIRSON COSTA)
E-mail: lairson.costa@ifpa.edu.br
Tags
homenagem Mosqueiro Quilombolas
Relacionadas
-
Cultura
Coletivo Cultural Batuque da Matinta oferta programação infantil de verão, em praça da Vila de Mosqueiro
-
Cultura
Expressart Museu Interativo de Mosqueiro festeja participação na 22ª Semana Nacional dos Museus
-
Educação Amazônida
Belém dá salto com escolas ribeirinhas, nas florestas e campos
-
Cultura na Ilha
Mosqueiro ganha museu interativo com Mostra do projeto Arte de Casa em Casa
-
Projetos Sociais
Projeto ‘Gastronomia do Amanhã’ leva cursos de culinária para comunidades quilombolas de Barcarena
-
Oportunidade
Programa Trainee da MRN abre as portas para novos talentos plurais da Amazônia
-
Procissão de fé
Mosqueiro prepara Círio em louvor a Nossa Senhora do Ó
-
Educação
Quilombolas relatam oportunidade e mudança de vida pela educação
-
Rede Educação
Voluntários levam aulas de inglês para crianças quilombolas de Oriximiná
-
Tucuruí
Coliseu tucuruiense revive e homenageia as mulheres