SAÚDE MENTAL
![](/Content/images/suzano.jpg)
![](https://redepara.com.br/imagens/galeria/164803/thumbs/8a5dec4c-7599-45f1-a90d-01c08a3a8e82.jpg)
![](https://redepara.com.br/imagens/galeria/164803/thumbs/fdeb43ce-f0d0-40ee-8046-73bc0f3268af.jpg)
![](https://redepara.com.br/imagens/galeria/164803/thumbs/a2e6b167-9f4d-4c07-be3b-4b1fda342cbc.jpg)
![](https://redepara.com.br/imagens/galeria/164803/thumbs/6ec0a0f8-f5c5-44c0-8245-9360ef84da01.jpg)
Foto: Ascom/Sesma
Para marcar o mês dedicado aos cuidados com a saúde mental, o Janeiro Branco, o Consultório de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) do Hospital Pronto Socorro Municipal (HPSM) Mário Pinotti, no bairo do Umarizal, realizou na manhã desta quarta-feira, 29, uma ação especial, com atendimento a servidores, pacientes e acompanhantes.
“Esse serviço é muito bom. É muito importante recebermos esses cuidados dentro do hospital. Traz uma leveza para a alma. Estão de parabéns”, elogiou a dona de casa Kelly Barbosa, 44 anos, moradora de Ananindeua, na Grande Belém, que estava no PSM acompanhando o filho Marllon, 17, vítima de um acidente. O rapaz recebeu o atendimento das PICS, com a aplicação do reiki.
A assistente social Ana Carolina Mata, que trabalha no Mário Pinotti há quatro anos, frequenta o Consultório PICS sempre que a rotina de trabalho permite. Ela foi uma das que receberam o atendimento na ação especial, que ofertou reiki, aromaterapia, auriculoterapia e massoterapia na Pracinha do HPSM.
“As práticas integrativas são muito importantes para nós profissionais da saúde, pois nos proporcionam esse momento de relaxamento, de entendimento, de pensar e cuidar da nossa saúde física e mental. Muito importante o hospital proporcionar isso para os servidores”, destacou a assistente social. Ela acrescentou que o ambiente hospitalar acarreta aos servidores uma grande sobrecarga física e, principalmente, emocional. “Por isso, é fundamental essa pausa para pensarmos na nossa saúde”, completou.
Outra servidora que aproveitou a ação desta quarta-feira foi a técnica de enfermagem Suelen Vieira do Nascimento, 29, que pela primeira vez fez uso das PICS em cinco anos de trabalho no PSM. “A nossa rotina é muito corrida e eu imaginei que precisasse de alguma concentração especial para os tratamentos. O serviço é ótimo, pois traz calma. A gente sai leve”, disse Suelen, que decidiu procurar o atendimento porque estava sentindo muita cólica. “A dor passou”, comemorou depois de passar pela auriculoterapia, massagem e reiki.
2.500 atendimentos em 2024
O HPMS Mário Pinotti conta com o Consultório PICS desde agosto de 2021. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, de 8h às 18h por demanda espontânea. São ofertados serviços de acupuntura, aromaterapia, auriculoterapia, massoterapia, meditação, reiki, ventosaterapia e medicina tradicional chinesa.
Em ações especiais, realizadas em datas comemorativas da saúde, são realizados cerca de 50 atendimentos de PICS. Em 2024, o Consultório fez mais de 2.500 atendimentos nas diferentes modalidades ofertadas.
Adriely Rayol, coordenaora do Consultório, enfatiza que os benefícios para quem recebe as PICS são tanto físicos, com o alívio de dores, como emocionais, com a redução do estresse e da ansiedade. “As pessoas saem do atendimento se sentindo prontas para seguir a rotina de trabalho, que normalmente é cansativa. Nós reforçamos a importância de cuidar da mente, cuidar de si para além do físico, para viver bem”.
Tags
Saúde saúde mental sesma
Relacionadas
-
CUIDADO
Congresso nacional reuniu profissionais e expôs mais de 800 trabalhos científicos sobre saúde mental em Belém
-
SAÚDE MENTAL
Ação de bem-estar marca o Janeiro Branco no HPSM Mário Pinotti
-
BELÉM VACINADA
Movimento tranquilo nos shoppings marca reta final da campanha de vacinação contra a gripe em Belém
-
JANEIRO BRANCO
GMB promove evento de saúde mental para guardas municipais
-
SAÚDE
Belém registra 1.400% de redução de casos de dengue até 20 de janeiro
-
SAÚDE PREVENTIVA
Belém intensifica vacinação contra Covid-19 e Influenza