BACIA DA ESTRADA NOVA



Foto: Ascom Vice-prefeito
Em busca de mais investimentos para a continuidade das obras de macrodrenagem da Bacia da Estrada Nova, o vice-prefeito de Belém, Cássio Andrade, e o coordenador do Programa Municipal de Aceleração do Desenvolvimento (Promaben), Deivison Alves, estiveram em Brasília (DF) para uma reunião com membros do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O encontro, realizado com a participação de técnicos do BID, teve como objetivo discutir o avanço do projeto e viabilizar novos recursos financeiros para a obra, considerada essencial para a melhoria da infraestrutura urbana de Belém.
“Estou aqui em nome do prefeito Igor Normando, tratando de novos investimentos na capital para esta área que é importantíssima, que é a Bacia da Estrada Nova, com uma previsão de investimentos nos próximos meses de R$ 160 milhões”, disse o vice-prefeito.
A macrodrenagem da Bacia da Estrada Nova é uma das maiores e mais complexas obras de drenagem da cidade, com o objetivo de combater alagamentos e melhorar a qualidade de vida dos moradores da região. A obra já apresenta progressos significativos e a reunião com o BID visa garantir a continuidade e o andamento das fases seguintes do projeto, que incluem a execução de novas etapas de drenagem e a implantação de soluções que minimizarão os impactos das chuvas intensas.
Durante a audiência, Cássio Andrade e Deivison Alves apresentaram as atualizações do projeto e destacaram a importância da parceria com o BID para o sucesso da obra. A busca por novos investimentos é fundamental para garantir que a obra seja concluída com êxito, beneficiando diretamente a população de Belém, especialmente as áreas mais afetadas por problemas de alagamentos.
O especialista sênior em água e saneamento, do BID, Tiago Pena, ressaltou a importância dos investimentos em Belém. “A gente está aqui para apoiar a prefeitura de Belém com investimentos em saneamento, drenagem, reassentamento de famílias. Com certeza é muito importante para a cidade”, disse.
A reunião foi uma oportunidade para reforçar o compromisso da gestão municipal com a qualidade de vida da população e o desenvolvimento da cidade, buscando parcerias com instituições financeiras internacionais para garantir o financiamento necessário. Com o apoio do BID, o município de Belém visa seguir avançando na implementação de soluções sustentáveis para o saneamento e a infraestrutura urbana, elevando a cidade a novos patamares de desenvolvimento.
O encontro do governo municipal com o BID reflete o esforço contínuo de Belém para enfrentar desafios estruturais e promover melhorias significativas no bem-estar de seus cidadãos.