Diversidade
Foto: Rodrigo Sávio / ASCOM SEJUDH
A Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) promove nesta quinta (29) e sexta-feira (30), no auditório da Ordem dos Advogados Brasileiros (OAB), o II Seminário Africanidades e Fé. O evento tem como objetivo discutir as questões relacionadas ao universo da fé da comunidade negra no Pará, resgatando a importância da cultura afro-religiosa nas manifestações populares do Estado.
No primeiro dia, que começa com o credenciamento, às 14 horas, a programação será composta por abertura com mística inter-religiosa e homenagens e mesa de abertura com convidados. Será apresentada ainda a palestra “Africanidades e Fé: Caminhos de Diálogo e Convergência!”, com o reitor da Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Pernambuco, Clovis Cabral, e Mãe Adenilsa Conceição, da Rede de Saúde nos Terreiros. Em seguida, haverá uma apresentação cultural.
Na sexta-feira, a abertura será às 9 horas, seguida de programação com quatro mesas (“Ancestralidade e Práticas de Fé na Amazônia”, “Horizonte de Respeitabilidade no Contexto da Diversidade Cultural e Religiosa no Brasil”, “Terreiros e Significância no Fortalecimento da Identidade Negra e Dignidade Humana” e “Beber da Fonte das Africanidades”).
O evento tem este ano como tema “Ancestralidade e a Prática de Fé na Diversidade Amazônica”. A promoção tem a parceria dos Agentes de Pastoral Negros do Brasil (APNs) e apoio da OAB e Universidade Federal do Pará (UFPA).