Pressione Enter e depois Control mais Ponto para Audio

Arte

Manto de Nossa Senhora de Nazaré tem joias e broche produzidos por ourives do Polo Joalheiro

Uma das tradições do Círio de Nazaré, o novo manto que veste a imagem peregrina de Nossa Senhora, padroeira dos paraenses, foi apresentado na noite da última quinta-feira, 6, na Basílica Santuário, pela diretoria da Festa de Nazaré. O ornamento é fechado por um broche em prata banhada a ouro e destaca outras joias distribuídas por toda a peça, composta por 138 gemas minerais, naturais e sintéticas, entre topázios azuis, citrinos e rubis. As joias foram criadas e produzidas pelo ourives Marcelo Monteiro, que está à frente da Ourogema, empresa que integra o Programa Polo Joalheiro do Pará. O projeto do manto de 2016 é da artista plástica Aline Folha e foi confeccionado pela estilista Marilza Ramos.

A criação, design, joias e bordados do manto resultam de um trabalho coletivo de artistas paraenses, que integram segmentos criativos, como o das artes visuais, design, moda, estilismo, joias e gemas, e a arte da joalheira. A preparação, pesquisa, escolha das cores, símbolos, materiais e detalhes datam do início do ano. Concebido em cada detalhe, o manto bordado e seus símbolos reproduzem o tema do Círio 2016: "Salve Rainha, Mãe de Misericórdia", e foi inspirado na evangelização, misericórdia, amor e doçura da Virgem de Nazaré, além da fachada da Basílica Santuário e do ano do Jubileu da Misericórdia, proclamado pelo Papa Francisco.

Denominado “Imaculado Coração de Maria” e produzido em prata banhada em ouro amarelo com gemas minerais, naturais e sintéticas, o broche que fecha o manto deste ano reproduz, justamente, a imagem do imaculado coração de Maria, enfatizando rosas nas suas laterais e quase 100 gemas de cor avermelhada formando o seu interior. Os metais nobres e as pedras também compõem flores, estrelas, detalhes da grande cruz colocada na parte posterior e o “m” do nome de Maria de Nazaré, disposto na parte inferior do desenho central.

“Para o manto deste ano, mais uma vez, a nossa empresa teve a responsabilidade e honra de confeccionar, além do broche, as peças que adornam este que é um dos símbolos de maior representatividade da festa de Nazaré, um dos momentos mais esperados do Círio”, completa Marcelo.

Ao receber o esboço do desenho do manto e dos elementos que o compõem, Marcelo Monteiro, conta que pensou em como viabilizar da melhor forma o projeto, dentro das técnicas de joalheria. “Valorizamos o desenho ilustrativo e desenvolvemos os projetos, materializando a ideia do seu criador, no caso, a artista plástica Aline Folha. Trabalhamos com a proposta para que ela ficasse viável para a utilização na joalheria: as peças em prata banhada que usamos no manto”, explica.

Arte - Para estar de acordo com o projeto do manto, a equipe que participou da produção das joias foi formada por 15 profissionais, entre designers, ourives e cravadores, durante cerca de dois meses. O desenho a mão passou por uma vetorização para adequação ao projeto de joalheria, feita de forma computadorizada, através de programas usados na área das joias. O processo foi feito em diálogo permanente entre a equipe da empresa e Marilza Ramos e Aline Folha, sob a coordenação da diretora do Círio, Daniela Souza. “Por ser arquiteta de formação, a participação dela durante o processo foi louvável”, conta Marcelo Monteiro.

 “O broche é todo articulado. Ele tem três partes que se separam para melhor ser manipulado, facilitando assim a fase de cravação das gemas. Com isso, o trabalho fica mais limpo e perfeito”, observa Marcelo.

A matéria-prima utilizada foi a prata (Ag) 0,950 banhada em ouro amarelo (Au) de teor 999,9, além de várias gemas de diversos formatos de lapidação. Em forma de gota, 8 gemas minerais do tipo topázio azul (London Blue) formam o centro de estrelas douradas distribuídas pelo manto. A composição do manto também é formada por cinco lírios, cujo centro (pistilo de onde saem filetes com anteras nas extremidades) é representado por 25 citrinos em lapidadação briollet em forma de gota. Nos cantos da cruz estão dispostos 9 rubis, gemas sintéticas lapidadas em formato de gota.

A matéria-prima utilizada foi a prata (Ag) 0,950 banhada em ouro amarelo (Au) de teor 999,9, além de várias gemas de diversos formatos de lapidação. Em forma de gota, 8 gemas minerais do tipo topázio azul (London Blue) formam o centro de estrelas douradas distribuídas pelo manto.

A composição do manto também é formada por cinco lírios, cujo centro (pistilo de onde saem filetes com anteras nas extremidades) é representado por 25 citrinos em lapidadação briollet em forma gota. Nos cantos da cruz estão dispostos nove rubis sintéticos lapidados em formato de gota. Os 96 rubis sintéticos redondos em lapidação brilhante, que formam o centro do broche, fazem referência à cor vermelha do Imaculado Coração de Maria e foram cravadas no broche pelo ourives cravador Thiago Sales.


Tags

arte Círio2016 cultura Polo Joalheiro