Campanha

Hospital Oncológico Infantil mobiliza colaboradores no 'Janeiro Branco'

Quase 60 colaboradores do Hospital Oncológico Infantil participaram de mais uma edição do projeto “Sou Super-Herói”, que estimula a imaginação dos usuários e a interação com os funcionários que trocam os uniformes funcionais por fantasias de personagens do universo infantil.

Há cinco anos, a campanha “Janeiro Branco” coloca a importância dos cuidados com a saúde mental em evidência e alerta para a importância de debates sobre o assunto de forma cada vez mais clara. Em Belém, os hospitais Público Estadual Galileu, Oncológico Infantil e Metropolitano de Urgência e Emergência, aderiram à campanha e realizaram programações direcionadas a colaboradores, pacientes e acompanhantes, com atividades lúdicas, atividades de relaxamento e palestras sobre o tema. 

O Brasil é apontado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como o país campeão de casos de depressão na América Latina. Nelma Barroso, da equipe de Higiene e Limpeza do Oncológico Infantil, diz que ser ouvido é necessário. Foi durante as atividades realizadas na unidade de saúde que ela conseguiu deixar de lado dificuldades pessoais que tem enfrentado.

“Alguns problemas que temos fora do Hospital acabam se misturando com nosso dia-a-dia aqui dentro e tem horas que a gente precisa de uma ajuda, de alguém que possa nos ouvir”, conta a colaboradora, que ainda aproveitou a programação especial do “Dia do Super-Herói” para se fantasiar de Jessie, a companheira do cowboy de brinquedo dos filmes infantis, e levar alegria para crianças em tratamento no Hospital. 

Super-Herói - Além de Nelma, quase 60 colaboradores do Hospital Oncológico Infantil participaram de mais uma edição do projeto “Sou Super-Herói”, que estimula a imaginação dos usuários e a interação com os funcionários que trocam os uniformes funcionais por fantasias de personagens do universo infantil. 

Além de um dia de diversão para as crianças em tratamento no Hospital, o projeto também busca sensibilizar a comunidade sobre os desafios das crianças com câncer, entre eles a necessidade contínua de transfusões sanguíneas. Essa informação foi levada pelos “heróis” e entregue quem passava pelas avenidas e travessas do entorno do Hospital. 

“Desde o início do projeto, o 'Dia do Super-Herói' sempre teve esses objetivos de levar alegria e conscientizar. Para esta edição, escolhemos a doação de sangue, mas ainda temos muitas outras informações para levar até a comunidade sobre o câncer infantil, diagnóstico e tratamento”, explica a supervisora de Humanização do Oncológico Infantil, Tirza Ferreira. 

Programação - Também em Belém foi realizada uma ação especial sobre o tema e a Praça Batista Campos foi a escolhida para receber, no último sábado (26), um Circuito de Saúde. Foi oferecido o serviço de aferição de pressão e glicemia; e orientação nutricional, com destaque para o tema terrorismo alimentar. Profissionais dos três hospitais participaram da programação.

Tags

Hospital Oncológico Infantil JANEIRO BRANCO

Comentários

*Os comentários não representam a opinião do site, a responsabilidade é do autor da mensagem.