Tecnologia
O Parque de Ciência e Tecnologia (PCT) Guamá vai integrar a programação da 14ª edição da Feira da Indústria do Pará (FIPA), que acontece de 15 a 18 de maio, no Hangar - Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, em Belém. Sob o tema indústria 4.0, a Feira tem o objetivo de possibilitar ao público em geral o debate e o contato com conceitos da chamada 4ª Revolução Industrial, abordando temas como big data, internet das coisas (loT), inteligência artificial (Al), realidade aumentada e manufatura aditiva, aplicados aos processos de manufatura.
Cerca de 70 organizações empresariais e públicas irão se apresentar no pavilhão de visitação. Em seu estande, O PCT Guamá vai expor, de maneira fixa, soluções e produtos de duas empresas ligadas a educação 4.0: Inteceleri Tecnologia para Educação e MDI – Mundo Digital Interativo; e duas empresas do setor alimentício que apresentam perfil inovador por usarem soluções diferentes no trato de produtos regionais: Farofofa e Jambu Sinimbu.
No campo da educação 4.0, a Inteceleri Tecnologia para Educação vai realizar demonstrações de ferramentas tecnológicas e contemporâneas capazes de facilitar o processo de ensino aprendizagem de matérias como matemática e geometria. Também vai proporcionar aos visitantes diferentes experiências em Realidade Virtual, a partir da utilização de óculos VR confeccionados com papel de miriti.
A MDI – Mundo Digital Interativo vai compartilhar ferramentas de formação profissional que utilizam tecnologias imersivas e com alto grau de realismo, soluções que podem ser aplicadas a simuladores desenvolvidos sob demanda pela indústria. Nesta edição da FIPA, vão levar a experiência do simulador 3D utilizado no treinamento de engenheiros e técnicos na área de Vibrações Mecânicas. O simulador dispõe de versões web HTML5, dispositivos Android mobile, realidade virtual e realidade aumentada.
A Farofofa vai promover degustação de diferentes sabores de farofa paraense e também demonstrar, via realidade virtual, a fábrica instalada no parque tecnológico. A Jambu Sinimbu apresentará conservas e cachaças de jambu e um estimulante sexual feito a partir da planta.
Concurso cultural – Ao final de cada dia de visitação, o PCT Guamá e as empresas expositoras realizarão um concurso cultural, via mídias sociais do PCT Guamá, que terá como prêmio um kit com produtos selecionados. Para participar, o visitante deverá curtir os perfis de Instagram do PCT Guamá (@pctguama), da Inteceleri (@inteceleri_oficial), da MDI (@mundodigitalinterativo), da Farofofa (@farofofa) e da Jambu Sinimbu (@jambusinimbu), curtir a foto oficial no perfil do PCT Guamá, chamar um amigo pra visitar e feira e postar uma foto, em sua história do Instagram, no estande do parque tecnológico.
Programação técnica – A feira proporciona, gratuitamente, uma ampla programação técnica voltada para a capacitação e debate sobre temas relacionados ao desenvolvimento da indústria. Na sexta-feira, 17, o PCT Guamá vai promover, na sala multiuso 10, das 14h às 15h, a palestra “Ambientes de Inovação (e Colaboração) para o Desenvolvimento Sustentável na Amazônia: o Caso do PCT Guamá”, com o diretor presidente da Fundação Guamá, Rodrigo Quites Reis, e o coordenador de atração de empreendimentos, Milksom Campelo.
Sobre a FIPA - Promovido pelo Sistema Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA), com correalização do Serviço de Apoio às Pequenas e Médias Empresas do Pará (Sebrae-PA), e parcerias da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e Governo do Estado, a FIPA é realizada há 28 anos e comporta uma feira para exposições de produtos e serviços de empresas com atuação no Pará.
Sobre o PCT Guamá – O Parque de Ciência e Tecnologia Guamá foi criado a partir da parceria entre as Universidades Federal do Pará (UFPA) e Rural da Amazônia (Ufra) , que cederam ao Governo do Pará a sua área de instalação, e a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Tecnológica (Sectet), hoje a principal mantenedora do empreendimento.
A Fundação de Ciência e Tecnologia Guamá, por sua vez, foi qualificada para realizar a gestão administrativa, financeira, física e ambiental do PCT Guamá desde 2009.
Seu principal objetivo é o de estimular a pesquisa aplicada, o empreendedorismo inovador, a prestação de serviços e a transferência de tecnologia para o desenvolvimento de produtos e serviços de maior valor agregado e fortemente competitivos.
Com uma área de 72 mil metros quadrados, reúne atualmente 15 centros e laboratórios tecnológicos, 13 startups e 38 empresas, instituições de pesquisa e grupos residentes.
Situado entre a UFPA e a UFRA, apresenta espaços voltados para a instalação de pequenos e médios empreendimentos de base tecnológica, laboratórios e centros de pesquisa e desenvolvimento, assim como empreendimentos nascentes (startups) e temporários.
Serviço: A XIV Feira da Indústria do Pará, de 15 a 18 de maio, no Hangar. No dia da abertura (15), a entrada é gratuita e o evento vai de 17h às 22h. A partir de quinta-feira (16), a FIPA recebe o público de 14h às 22h com os ingressos custando R$10 (inteira) e R$ 5 (meia-entrada para estudantes).
Tags
FIPA2019 PCTGuamá
Relacionadas
-
No PCT Guamá
Oportunidades de negócios na Holanda é tema de workshop
-
Fipa 2019
Codec participa da programação da XIV Feira da Indústria do Pará
Promover o fomento de políticas de atração de novos negócios para o Pará, com foco na industrialização e verticalização da produção paraense, é o principal objetivo da Companhia de Desenvolvimento Eco... -
Reconhecimento
Governo do Pará é homenageado com Mérito Industrial na FIPA 2019
-
PCT Guamá
Startup cria projeto de palafita sustentável adaptada ao movimento do rio
-
Parque de Ciência e Tecnologia
Visitação de lotes do PCT-Guamá inicia nesta terça (23)
-
Pesquisa
Edital seleciona instituições para novos lotes do PCT Guamá
-
PCT Guamá
Programação aborda presença de mulheres nas áreas das tecnologias
-
Belém e Santarém
Capacitação coletiva em exportação abre inscrições, no Pará
As inscrições estão abertas para as edições de março do “Papo Exportação”, capacitação coletiva que trata sobre diferentes temáticas ligadas ao comércio exterior. Serão duas oportunidades de particip... -
Oportunidade
Fundação Guamá abre edital para seleção de cantina
-
Estímulo
Governo do Estado vai implantar novo modelo didático-pedagógico nas escolas técnicas estaduais