Cinco dias úteis

Hemopa reduz tempo de entrega de exames feitos em doadores de sangue

A Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa) reduziu de 30 para cinco dias úteis o tempo de entrega de resultados de exames realizados por ocasião da doação de sangue, pelo site do hemocentro - www.hemopa.pa.gov.br -, que mantém a informação por 60 dias. A reestruturação do serviço melhorou ainda mais o atendimento aos doadores de sangue.

A gerente de Captação de Doadores, assistente social Juciara Farias, informou que pessoas sem acesso à internet podem obter o resultado dos exames de forma presencial, também em cinco dias úteis (a partir do dia da coleta de sangue), na sede do Hemopa, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h30, e aos sábados, das 7h30 às 17 h; no serviço de Coleta Pátio Belém, das 10 às 17 h, e no serviço de Coleta Castanheira, das 7h30 às 18 h.

O corretor de imóveis Luís Fernando Vila Real Santos, 36 anos, sangue B+, doador há mais de uma década, aprovou a resolução da Fundação Hemopa. “Sempre peguei o resultado, presencialmente, após 30 dias. Mas agora, com apenas cinco dias após a doação, vai facilitar para todo mundo. Antes demorava demais. E com essa medida será mais rápido. No meio virtual também será em cinco dias úteis. Irei experimentar pegar o meu resultado on-line”, disse o doador.

Regularidade – Como o hemocentro é responsável pelo abastecimento de sangue para a rede hospitalar do Estado, Juciara Farias destacou a importância da doação regular. “A doação de sangue é um ato solidário, realizada de maneira rápida, fácil e segura”, disse ela, ao explicar que, para doar, o candidato deve comparecer à sede do Hemopa ou a outros postos de coleta, portando o documento de identidade original, com foto e assinatura, emitido por órgão oficial (carteira de identidade, carteira nacional de habilitação – CNH - e carteira de trabalho).

A médica hemoterapeuta da Fundação Hemopa, Paula Amarantes, informou que, antes de cada doação, o voluntário passa por avaliação clínica, para verificar se está apto para realizar a doação naquele dia. “Entre os critérios básicos que o doador precisa atender no dia da doação, destacamos: ter idade entre 16 e 69 anos. Menor de 18 anos precisa estar acompanhado de seu responsável legal. Se o voluntário tiver a partir de 60 anos, precisa já ter doado pelo menos uma vez. O candidato deve  pesar no mínimo 50k g; ter descansado/dormido, por pelo menos seis horas nas últimas 24 horas e, muito importante, estar alimentado, evitando alimentos gordurosos”, orientou.

Serviço: As doações de sangue também podem ser feitas na sede do Hemopa e na Estação de Coleta Castanheira, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h30, e aos sábados, das 7h30 às 17 h. Há ainda a Estação de Coleta Pátio Belém, que funciona de segunda a sexta-feira, das 10 às 17 h. Mais informações: 08002808118 ou 3110-6500.

Tags

HEMOPA saúde pública

Comentários

*Os comentários não representam a opinião do site, a responsabilidade é do autor da mensagem.


  • in this conversation
      Media preview placeholder