Visita

Centro Regional de Governo conhece mina da Alcoa em Juruti

A comitiva também visitou o Hospital 9 de Abril, em Juruti, que foi construído e equipado pela Alcoa para a cidade de Juruti e mantém estruturas de média complexidade.

Equipe do Centro Regional do Governo do Pará em Santarém, liderada pelo secretário Henderson Pinto, conheceu de perto as atividades de mineração desenvolvidas pela Alcoa em Juruti. Na última sexta-feira (26/07), os membros da equipe foram recepcionados por técnicos da empresa e levados às áreas de reabilitação florestal, lagoas de disposição de rejeitos e operação de mina.

O secretário Henderson Pinto se mostrou entusiasmado com o modelo de mineração da Alcoa, especialmente sobre o processo inovador no reflorestamento e na operação do sistema de lagoas de disposição de rejeitos, que permite o reaproveitamento da maior parte da água usada na lavagem da bauxita de forma segura e bastante monitorada. “Eu fiquei muito feliz pelo que vimos aqui e sobretudo a projeção da Alcoa de poder operar na região ainda por mais 70 anos, garantindo desenvolvimento e contribuindo significativamente para a economia do Estado. Pra nós, isso é muito significativo, pois a empresa está retirando o minério que interessa economicamente para o desenvolvimento da região e do Estado e mostra que devolve a floresta em pé, garantindo vida para as próximas gerações”, destacou.

A comitiva do Centro Regional de Governo também visitou o Hospital 9 de Abril, em Juruti, atualmente operado pela Associação Lar São Francisco. O Hospital foi construído e equipado pela Alcoa para a cidade de Juruti e mantém estruturas de média complexidade. A proposta é que, em breve, o Hospital seja estadualizado e eleve seu atendimento para as cidades da região. Atualmente, visando à futura estadualização do Hospital, o 9 de Abril conta com o apoio do Governo do Estado através de convênio de serviços e parceria da Alcoa em investimentos para obras de expansão de leitos. Após concluída expansão de leitos existe um projeto de construção de uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI), o que poderá elevar o patamar do Hospital para alta complexidade.

Tags

Alcoa Juruti

Comentários

*Os comentários não representam a opinião do site, a responsabilidade é do autor da mensagem.


  • in this conversation
      Media preview placeholder