FÉ QUE EMBELEZA

Praça Batista Campos recebe iluminação e cuidados especiais para o Círio

Depois de inaugurar a imagem luminosa de Nossa Senhora de Nazaré na avenida Visconde de Souza Franco, a Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria de Urbanismo (Seurb), também entregou  a ornamentação temática referente ao Círio 2019, na praça Batista Campos.

A praça recebeu mais de mil elementos luminosos nos mais diversos formatos como estrelas, meteoros e arabescos. Os coretos e no posto da Guarda Municipal de Belém também receberam luzes coloridas. As pontes e as margens dos lagos estão enfeitadas com cascatas luminosas.

Um dos destaques na decoração fica no coreto central, com uma imagem luminosa de Nossa Senhora com dois metros de altura. Quem chega é recebido por portais luminosos nos acessos a praça.  Imagens gigantes, com 3,5 metros de altura, de pombos com ramos nos bicos estão espalhados no entorno da praça.

O doutorando em Desenvolvimento Sustentável, Alex Assis, de 54 anos, visita a praça todos os dias, vindo de Ananindeua para praticar caminhadas no local, porque acha agradável e o recordar da infância. “Eu passei a infância morando perto da praça e hoje volto pela beleza do lugar. Com a iluminação, fica ainda mais bonita, está mais aprazível. O tom verde das luzes combina com o local e todos os cantos estão iluminados, o que também reduz riscos para quem transita”, afirmou Alex.

Cuidados - Além da iluminação especial, a praça também está recebendo ações do programa Cuidando de Nossas Praças. Mais de 800 metros quadrados de calçadas, de um total de cerca de 1600 metros quadrados, já foram reformados com a reposição de novas pedras portuguesas e novo rejuntamento.

A Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan) irá recuperar as 11 pontes de madeira que estavam danificadas. Já a Secretaria da Meio Ambiente (Semma) cuidará da revitalização do paisagismo.

Segundo trabalhadores e frequentadores do local, com as melhorias nas calçadas e a iluminação especial aumentou o número de visitantes na praça para fazer caminhadas e passeios.

Para o comerciante Max Silva da Silva, de 42 anos, que atua em um quiosque de venda de coco e água mineral há quatro anos, a ação da Prefeitura na praça a tornou mais atrativa às visitas. "A venda mudou muito. De ontem para hoje, fui de 80 para 120 cocos vendidos. Agora, as pessoas estão vindo, porque a praça está bonita e cuidada”, ressaltou o vendedor.

Desobstrução - Dentro de outras ações da Seurb para preparação da cidade para a festividade do Círio, a equipe do Código de Posturas realizou um mutirão de ações de desobstrução das calçadas nos mesmos trajetos. Cerca de 10 toneladas de material que estava obstruindo calçadas foi retirado das vias.

Esse volume retirado equivale a três carretas cheias de entulho, como defensas, concreto demolido. O setor também organizou a fiação elétrica solta nas vias e reposicionou placas de trânsito e de identificação de ruas.

Tags

Círio2019 secon semma sesan seurb

Comentários

*Os comentários não representam a opinião do site, a responsabilidade é do autor da mensagem.


  • in this conversation
      Media preview placeholder