DOE SANGUE

O Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo, realiza nesta quarta-feira, 28, a VI Campanha de Doação de Sangue e Cadastro de Medula Óssea.
A ação, promovida em parceria com a Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa), tem como objetivo garantir o abastecimento do estoque de sangue no hospital e identificar possíveis doadores de medula.
Neste ano, em decorrência da pandemia, a campanha será realizada em modelo de caravana. Dois micro-ônibus serão disponibilizados para transportarem os doadores que terão como ponto de encontro o Hospital Oncológico Infantil e serão levados à sede da Fundação Hemopa. As coletas de sangue serão realizadas das 9h às 16h.
De acordo com informações da Agência Transfusional do Oncológico Infantil, são realizadas cerca de 60 transfusões por semana, totalizando a média de 244 por mês.
''Ao pensarmos em realizar essa ação, temos a finalidade de aumentar a quantidade do nosso estoque de bolsas de sangue, já que, devido à pandemia da Covid-19, ocorreu uma queda brusca nos números de doações. Enfatizamos que a maioria dos nossos pacientes estão em tratamento quimioterápico e sempre necessitam de um número expressivo de transfusões de sangue”, disse a enfermeira Ildilane Carvalho, da Agência Transfusional do Oncológico Infantil.
A enfermeira explica ainda que para uma bolsa de plaquetas, por exemplo, são necessários cinco doadores. Desse modo, o hospital entende que há uma necessidade urgente do maior número de voluntários para a doação de sangue e cadastro de medula óssea.
O Hospital Oncológico Infantil é uma unidade mantida pelo Governo do Pará, sendo gerenciada pela Pró-Saúde.
Quem pode doar sangue?
Para fazer a doação de sangue é necessário ter entre 16 e 69 anos (menores devem estar acompanhados do responsável legal) e pesar mais de 50 kg. É necessário também estar munido de documentos originais com foto, tais como: RG, CNH ou Carteira Profissional.
Em tempos de pandemia da Covid-19, é importante ressaltar que pessoas que foram acometidas pelo vírus e que respeitaram o prazo de 30 dias após o fim dos sintomas, também podem doar sangue.
Aqueles que tiverem interesse em participar da campanha de doação de sangue devem se dirigir à Fundação Hemopa, bastando apenas informar que tal doação deve ser feita no código 1766 ou em nome do Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo.
Serviço
VI Campanha de doação de sangue e cadastro de medula Óssea do Hospital Oncológico Infantil
Local: Travessa 14 de Abril, 1394, São Brás, Belém (PA), esquina da Avenida Magalhães Barata.
Data: quarta-feira, 28/10
Horário: 8h30 (saída dos micro-ônibus para a Fundação Hemopa).
*Com informações de Emanuel Jadir/Ascom HOIOL