Projeto “Ser Negra”
Com o objetivo de sensibilizar a população, valorizar o trabalho feminino negro e fortalecer o movimento no Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, o município de Ananindeua realiza o projeto “Ser Negra” com diversas ações de combate à discriminação e incentivo à pluralidade, no próximo dia 22, às 17h, na praça de alimentação - piso L3, do Shopping Metrópole Ananindeua. A iniciativa é da Prefeitura de Ananindeua, por meio da Secretaria de Gestão e Planejamento de Governo (SEGOV), através da Coordenadoria Municipal de Política de Promoção da Igualdade Racial (Compir), com apoio da Atitude Afro Pará, Rede Amazônia Negra e Shopping Metrópole Ananindeua.
“Ananindeua está seguindo os passos nacionais no combate a qualquer prática discriminatória, por isso, idealizamos este evento para despertar a conscientização sobre o tema e homenagear e reconhecer o trabalho de diversas mulheres do movimento”, dia Byane Sanches, gestora da Compir, acrescentando que “A programação inclui apresentação musical da cantora Rafaela Travassos e Banda Selfie, além de um desfile da Beleza Negra. Finalizaremos com as homenagens às mulheres negras, ressaltando o trabalho realizado no município de empoderamento feminino”.
De acordo com o estudo Atlas da Violência 2018, realizado pelo Instituto de pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), a taxa de homicídios de mulheres negras ficou em 5,3 a cada 100 mil habitantes. Entre mulheres as negras, esse índice cai para 3,1 a cada 100 mil habitantes uma diferença de 71%. “O combate à discriminação é uma pauta diária, por isso, esse evento é uma prévia do que iremos realizar em agosto, com o Encontro Metropolitano dos Povos Tradicionais de Matriz Africana, onde iremos reunir os cinco municípios da região metropolitana para tratar o assunto”, diz ela.
Byane destaca que a escolha do shopping Metrópole Ananindeua foi estratégica. “Além de ser um loca de abrangência, escolhemos também o shopping para desmistificar certos pensamentos de racismo em locais públicos. Aqui no shopping queremos ressaltar a pluralidade e o respeito com todos, como temos percebido ao longo desses anos no local. O shopping é um espaço para todos”.
“Sempre priorizamos pelo respeito. Nossa história é marcada por diversas iniciativas de estímulo à conscientização acerca da discriminação e respeito à pluralidade. Para nós, é motivo de orgulho sermos escolhidos para ser palco dessa discussão e das homenagens, pois mostra o reconhecimento dos valores que estamos trabalhando há alguns anos”, diz Yughen Angheben, gerente de Marketing do Shopping Metrópole Ananindeua.
SERVIÇO
O que: Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha
Quando: Dia 22/07
Onde: Shopping Metrópole Ananindeua (Piso L3), Praça de alimentação
Horário: às 17h
Tags
Ananindeua Dia da Mulher Negra Mulher Shopping Metrópole
Relacionadas
-
Mercado de trabalho
Movimento liderado pela TIM estimula empregabilidade e abre 50 vagas em tecnologia
-
REDE PARÁ PODCAST #09
Graciete Maués, gestora da Tuna e presidente interina da FPF, fala ao Podcast REDE Esportes
-
Rede Mulher
Natura lança curso no WhatsApp para apoiar mulheres a romperem ciclo de violência
-
Empoderamento Feminino
Sicredi firma parceria internacional para financiar empreendimentos femininos
-
Mulheres Inspiradoras
Atividade física ajuda no resgate da autoestima de mulheres de Canaã
-
Saúde da Criança
Metropolitano aponta crescimento de 10% no número de atendimentos de crianças vítimas de acidente de trânsito
-
Mulher empreendedora
Maternidade de Barcarena promove empreendedorismo feminino
-
NA CIÊNCIA
As mulheres à frente da Inovação
-
Dia dos Pais
Mostra fotográfica “Em casa com o papai” enaltece relação de afeto entre pais e filhos
-
Capacitação profissional
MPT reverte recursos a projeto de costura profissional direcionado a mães de Santarém