Doe vida

Neste sábado (18), a Prefeitura de Ananindeua, por meio da Secretaria Municipal de Administração (Semad), em parceria com a Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa), iniciou a 1ª gincana para incentivar doação de sangue entre os órgãos da Administração Municipal, onde a Secretaria que conseguir o maior número de doadores receberá uma premiação. A competição pela vida vai prosseguir durante a semana, onde cada servidor poderá procurar diretamente um dos pontos fixos do Hemopa para fazer a sua doação. Secretaria que conseguir o maior número de doadores receberá uma premiação.
Neste primeiro dia da Gincana, os doadores puderam ir ao Shopping Metrópole, pois a doação poderia ser realizada no ônibus do Hemopa, que disponibilizou 25 servidores para atuarem durante a ação. Durante a ação, cada servidor ficou responsável por circular pelo shopping em busca de pessoas aptas para realizar a doação. No local foram distribuídos informativos sobre o processo de doação de sangue com os requisitos para doação de sangue, com os impedimentos temporários para doar.
Para Luiz Felipe, Assistente social do Hemopa, no setor de gerência de captação de doadores, este mês de dezembro é uma dos mais complicados para o estoque da instituição. “É primordial termos parceria como essa da fundação Hemopa com Prefeitura de Ananindeua, pois neste mês de dezembro é complicado para fundação devido as festas de fim de ano, como o Natal e o réveillon. É importante a gente manter essa parceria para manutenção do nosso estoque de sangue e assim atender o nosso paciente. Por isso estamos de braços abertos para atender cada doador”, ressaltou.
Ainda segundo Luiz Felipe, representando do Hemopa durante a ação em parceria com a prefeitura cada doador precisa saber quantas vidas ele pode estar salvando e como isso é importante. “É importante ressaltar que uma doação, de um doador tem capacidade de ajudar até quatro pacientes, pois no sangue temos alguns componentes e alguns pacientes precisam apenas de um desses componentes que estão nessa bolsa de sangue. Se os pacientes forem crianças ou bebês a doação pode ajudar até 10 pacientes, então é muito importante que os nossos doadores tenham essa ciência de quantas vidas eles vão salvar com uma só doação”.
A doação de sangue é um ato voluntário que pode ajudar a salvar muitas vidas de pessoas que se submetem a tratamentos e intervenções médicas de grande porte e complexidade, como transfusões, transplantes, procedimentos oncológicos e cirurgias. Em cada doação, uma pessoa doa, no máximo, 450 ml de sangue e em cerca de um dia, o organismo já repõe a quantidade de sangue que foi retirada na doação.
A contadora de 30 anos, Gabriela Rego, fez pela primeira vez a doação e disse ter ficado muito feliz de ter tido a oportunidade. “Eu vim no shopping para comprar um presente e caminhando uma moça me parou e perguntou se eu gostaria de doar sangue. Essa foi a primeira vez que doei e eu sempre tive vontade, mas sempre acontecia algum imprevisto. Então como a moça me abordou e dessa vez estava tudo certo eu vim de peito aberto fazer essa doação. É um sentimento libertador, pois você saber que está ajudando o próximo e que amanhã pode ser você ou alguém da sua família que esteja precisando, é um bem que você vai receber de volta, pois a gente planta o bem para colher o bem, então é uma sensação confortante”, afirmou Gabriela Rego.
Além de pessoas que submetem a procedimentos e intervenções médicas, o sangue também é indispensável para que pacientes com doenças crônicas graves - como Doença Falciforme e Talassemia - possam viver por mais tempo e com mais qualidade, além de ser de vital importância para tratar feridos em situações de emergência ou calamidades.
Para Thiago Freitas Matos, titular da Secretaria Municipal de Administração (Semad), a gestão municipal sabendo dessa necessidade do Hemopa neste mês de dezembro, planejou a gincana. “Sabemos que este mês de dezembro é o mês que o banco de sangue do Hemopa costuma baixar com as festas de fim de ano, e por isso a gente buscou fazer ações como essa da gincana, que consideramos uma ação no mês estratégico. A gincana começou hoje vai continuar no decorrer da semana, pois vamos continuar mobilizando os nossos servidores para que se desloquem até os postos fixos do Hemopa para continuar com a doação. Essa parceria é fundamental, pois busca salvar vidas, e no decorrer dessa semana vamos continuar mobilizando os nossos servidores que não puderam estar hoje aqui para fazer a doação. Vale ressaltar que a secretaria que mobilizar o maior número de doadores receberá um prêmio da secretaria de administração”, disse.