Socioeducação

Teatro, música, apresentação de grupos culturais e concurso de fantasias são algumas das atrações e atividades desenvolvidas até a próxima sexta-feira (28) nas unidades de internação e de semiliberdade para adolescentes em conflito com a lei da Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará (Fasepa). A atração de abertura da semana do Carnaval nas unidades foi a apresentação das Crias do Curro Velho, em Ananindeua, que atende adolescentes a partir dos 16 anos.
Até sexta-feira (28), outras quatro unidades de atendimento socioeducativo na região metropolitana de Belém promovem programações alusivas ao Carnaval. As atividades desenvolvidas com esses adolescentes são preparadas por uma equipe multidisciplinar, que integra arte-educadores, assistentes sociais, psicólogos e professores do ensino regular. A gestora da unidade da Fasepa de Ananindeua, Sonia Cabeças, explica que a programação “foi montada de forma pedagógica, para que o socioeducando não fique de fora desse momento cultural que se vive lá fora. Trouxemos as Crias do Curro Velho, a mulata, a família e o Bloco Tô de Boa para mostrar a esses meninos que a gente pode se divertir de forma pedagógica”, diz.
O momento não foi especial somente aos internos da Fasepa. Giovani Mota de Souza, 17 anos, há três anos sai na bateria da Escola de Samba Crias do Curro Velho, e na ultima terça-feira (25) participou de uma ação diferente. Levou alegria e samba para os adolescentes em conflito com a lei que estão cumprem medidas socioeducativas em Ananindeua. “Tocamos várias músicas de carnaval. Toco repique na escola de samba, e foi legal participar dessa ação”, disse o jovem.
O técnico em gestão cultural da Fundação Curro Velho, Ângelo Franco, ressalta que, sempre após o desfile das Crias do Curro Velho, muitas instituições procuram a fundação para solicitar a escola. “Hoje participamos dessa atividade carnavalesca da Fasepa, mas sempre procuramos atender a todos. Levamos em torno de 20 crianças, entre os ritmistas da bateria e casal de mestre sala e porta-bandeira. Um pequeno grupo que representa as Crias do Curro Velho”, diz.