Estação Cidadania amplia serviços para população de Parauapebas e municípios da região

Esta é a segunda Estação Cidadania da região. A primeira é a de Marabá. A iniciativa garante maior integração de serviços públicos do Governo do Estado e também conta com a presença de órgãos federais e municipais. (Foto: Thiago Gomes /Ag. Pará)

“Fiz questão de trazer minha filha para seu primeiro exercício de cidadania, que é ter uma carteira de identidade, ainda mais em um local como este, que permite resolvermos várias pendências com mais conforto e praticidade”, comemorou Genival de Oliveira, 40 anos, pai da pequena Gabrielle, de 8 anos. A família de seu Genival é uma das milhares que serão beneficiadas no município de Parauapebas, no sudeste paraense, com orientações e serviços de diversos órgãos estaduais em um único local: a Estação Cidadania. O espaço, localizado no Shopping Karajás, foi entregue oficialmente à população na manhã deste sábado, 19. A cerimônia contou com a presença de secretários de Estado e parlamentares, entre outras autoridades locais.

Esta é a segunda Estação Cidadania da região. A primeira é a de Marabá. A iniciativa garante maior integração de serviços públicos do Governo do Estado e também conta com a presença de órgãos federais e municipais. "Dez municípios da região serão atendidos com esta unidade. Nesses sete anos e meio da gestão do governador Simão Jatene, mais de 2,7 milhões de atendimentos foram realizados. É mais acesso à cidadania, facilidade na prestação de serviços, sobretudo trazendo dignidade e qualidade de atendimento ao cidadão", afirmou Alice Viana, titular da Secretaria de Estado de Administração (Sead).

Com o espaço entregue neste sábado, o Governo do Estado contabiliza sete unidades de atendimento, sendo quatro em Belém, uma em Marabá e uma em Santarém. Até o segundo semestre devem ser entregues mais duas na Região Metropolitana de Belém: a Estação Cidadania Metrópole Ananindeua, localizada no Shopping Metrópole, e a Estação Cidadania localizada no distrito de Icoaraci, totalizando nove unidades. "Todo esse trabalho, assim como as demais obras do governo do Estado, é fruto dos impostos pagos por todos os paraenses", lembrou Alice Viana.

Para o chefe da Casa Civil do Estado, Adenauer Góes, esta é uma forma de descentralizar o atendimento e levar cada vez mais serviços à população. "Nosso objetivo é trazer os serviços públicos para mais próximo de todos, assim como aconteceu com os Centros Regionais de Governo. Está é uma gestão que está cada vez mais próxima de todos", complementou.

Ao todo, dez órgãos estaduais e um federal, distribuídos em uma área de 631 metros quadrados, disponibilizam atendimento no novo espaço coordenado pela Sead. Além da emissão de documentos como identidade, carteira de trabalho e primeira habilitação, a população terá acesso a serviços do Banco do Estado do Pará (Banpará), Procon/Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), Junta Comercial do Estado do Pará (Jucepa), Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa), Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran), Instituto de Assistência dos Servidores do Estado do Pará (Iasep), Fundação Pro Paz, Agências de Regulação e Controle de Serviços Públicos do Estado do Pará (Arcon) e de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará) e Superintendência Regional do Trabalho (SRTb).

Novo sistema

Entre as novidades do espaço está a emissão de carteiras de identidade com a tecnologia do Banco de Dados Biométrico, a primeira do Estado. A tecnologia vai modernizar os registros de identidade já existentes, por meio da integração do sistema biométrico do Detran e vai permitir uma concentração de informações que servirá a todos os órgãos que compõem o Sistema de Segurança Pública.

Através da carteira de identidade, o cidadão poderá ser identificado, quando necessário, em caso de acidentes, morte, participação em um crime, entre outras situações, contribuindo para os serviços de inteligência, investigação e no combate à criminalidade. "Aqui damos início ao protótipo para termos no futuro uma carteira de identidade digital. Um trabalho desenvolvido graças a um convênio com o Detran, que permitiu esse grande passo para os nossos serviços", afirmou o Delegado Geral, Cláudio Galeno.

Quem também usufruiu e aprovou o novo método foi a professora municipal Edite Silva Pontes, 43 anos. "Aproveitei a inauguração para tirar a segunda via da identidade e me surpreendi com a tecnologia e facilidade. Com certeza esse novo sistema vai trazer mais segurança para todos", elogiou Edite. "A população fica feliz e o governo está de parabéns. Só temos a ganhar com todos esses serviços em um só lugar", completou. A previsão é que mais de oito mil atendimentos sejam realizados por mês no município.

O Detran também traz novidades. No posto avançado já está disponível o novo serviço de parcelamento de débitos de veículos. Os usuários poderão parcelar multas, licenciamento, impostos e outros débitos incidentes sobre veículos em até 12 vezes, sendo apresentado em simulação os valores das parcelas. Serão aceitas todas as bandeiras de cartões, incluindo a do Banpará, e até três bandeiras diferentes ou iguais poderão ser utilizadas para efetuar o mesmo pagamento. O cartão de débito também será aceito para o pagamento à vista.

O Departamento também amplia sua atuação com a criação de um polo da Escola de Trânsito. "Juntamente com a secretaria municipal vamos promover várias ações levando educação de trânsito para escolas, capacitar motofretistas, entre outros, dando todo apoio na promoção da segurança no trânsito. Também teremos atendimento de call center 24 horas. Nossa intenção é trazer para a região todas as inovações que estão hoje sendo implantadas na Grande Belém", destacou a diretora geral do Detran, Andrea Hass.

Entregas

Durante a cerimônia também foram entregues dois veículos à Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado (Susipe) para transporte de presos, para atendimento na região Carajás, sendo uma para Parauapebas e outro para o município de Marabá. Os veículos são usados na movimentação de custodiados para audiências com a Justiça, entre outros serviços operacionais.

Também houve a entrega de um carro de vistoria para o Corpo de Bombeiros do município e uma ambulância de resgate, fruto de emenda parlamentar do deputado Gesmar Costa. "O Parlamento está sempre trabalhando em prol da população e lutando pela melhoria e direitos dos cidadãos. Este é um ganho de qualidade para todos, principalmente para quem usa, efetivamente, os serviços", afirmou o presidente da Assembleia Legislativa do Estado (Alepa), Márcio Miranda.

Para o vice-prefeito de Parauapebas, Sergio Balduíno, este é mais um grande presente do Governo do Estado para o município, que comemorou no dia 10 de maio, 30 anos de emancipação política. "Meus agradecimentos ao Governo do Estado por mais estes investimentos no município, com serviços importantes para todos os nossos moradores. E também por outras obras que o governo está trazendo. Agradecemos o empenho de todos os para o crescimento de Parauapebas", comemorou.

Também participaram da cerimônia de inauguração o senador Flexa Ribeiro; o deputado federal Arnaldo Jordy; os deputados estaduais Celso Sabino, Sidney Rosa e Gesmar Costa; o titular do Centro Regional de Governo do Sudeste do Pará, Jorge Bitencourt; o diretor de Crédito e Fomento do Banpará, Jorge Antunes, entre outras autoridades da região.

Serviço - Estações Cidadania no Estado:

Belém:

- Jurunas: Rua São Silvestre, 1330. Esquina Com Trav. Tupinambás – Atendimento: de segunda a sexta-feira - de 8h às 14h.
- Guamá: Av. José Bonifácio, 2308 – Atendimento: de segunda a sexta-feira - 8h às 14h.
- Pátio Belém: Avenida Padre Eutíquio, entre Tamandaré e Veiga Cabral - Atendimento: de segunda a sexta-feira - 8h às 18h.
- Shopping Bosque Grão Pará, Av. Centenário, 1052 – Atendimento: de segunda a sexta-feira, de 8h às 18h.

Marabá
Shopping Pátio Marabá – Folha 32. Quadra 9. Lote 2. Nova Marabá - Atendimento: de segunda a sexta-feira - 8h às 18h.

Santarém:
Av. Rui Barbosa, 62. Prainha – Atendimento: de segunda a sexta-feira - de 8h às 14h

Parauapebas
Shopping Karajás - Rodovia Municipal Faruk Salmem, Km 7, s/nº - bairro Cidade Nova - Atendimento de segunda a sexta - 8h às 18h.

Comentários