Preamar de Carnaval

Amazônia Jazz Band faz show em São Caetano de Odivelas

Um domingo musical foi o que o Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), promoveu no domingo (24), em São Caetano de Odivelas, no nordeste paraense, durante o "Preamar de Carnaval" no município. Desta vez, foi a criativa Amazônia Jazz Band que abrilhantou a noite, com seu repertório carnavalesco irreverente, típico do Maestro Nelson Neves. 

"Para nós é um prazer vir até aqui e saldar o povo odivelense com o nosso fazer. A iniciativa da Secult de levar para os municípios o que antes era limitado à Belém, nos faz acreditar que estamos no caminho certo. Obrigado aos envolvidos nesta ação. Preparamos tudo com muito carinho para o deleite de todos. Aproveitem a noite", declarou o Maestro.

O ponto alto da apresentação aconteceu quando o maestro, em homenagem aos 138 anos da centenária banda “Rodrigues dos Santos”, uma das mais antigas do Pará e considerada o patrimônio cultural mais antigo de São Caetano de Odivelas, convidou seus músicos e da banda "Milícia Odivelense", para compor a Amazônia Jazz Band e juntos executarem as músicas de encerramento do concerto. "Foi um momento único, uma experiência inesquecível que vai marcar não só a minha vida, mas a vida da nossa cidade, que pela primeira vez recebe uma das maiores big band's do Brasil. Tocar ao lado de músicos que são inspirações foi uma honra", revelou o saxofonista Warlison Silva.

São Caetano de Odivelas é um município que carrega uma longa tradição na formação de musicistas, além de exportar músicos para bandas militares e orquestras. É uma cidade que tem como hábito a Alvorada, uma prática comum, onde a banda sai pelas ruas tocando o dobrado (um estilo de marcha), a partir das 5h30 da manhã, acordando os moradores.

Ainda como parte do Preamar de Carnaval, cabeçudos, bois, vaqueiros e pierrôs, tradicionais personagens juninos que fazem parte do imaginário odivelense, se juntaram para brincar o concorrido carnaval do município em um cortejo cultural com a participação de vários blocos carnavalescos. Foi o primeiro grito de Carnaval que arrastou os brincante até a orla do Rio Mojuim.

Programação

Belém também receberá o “Preamar de Carnaval” no próximo dia 28 (quinta-feira), na Estação das Docas, em dois momentos: às 18h, as Crias do Curro Velho animarão as crianças e toda a família, com um cortejo pela orla. Às 22h, no Galpão 3, será realizado o Baile dos Artistas, que há 35 anos valoriza a classe artística paraense e este ano conta com a parceria da Secult.

No dia 1º de março, às 20h, é a vez do município de Bragança, que receberá em seu Liceu de Música, a apresentação da Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz (OSTP), sob a regência do Pedro Messias.

Fechando o “Preamar de Carnaval”, de 1º a 5 de março, diversos espaços públicos em Belém - como Mangal das Garças, Parque da Residência, Forte do Presépio, Museu de Arte Sacra e Parque do Utinga - vão receber a Exposição Empreendimentos Criativos, organizada pela Gerência de Economia Criativa e Promoção Cultural da Secult. O evento se propõe a ocupar os espaços públicos de forma criativa, fomentando a produção artística e promovendo a circulação de renda.

Tags

SECULT

Comentários

*Os comentários não representam a opinião do site, a responsabilidade é do autor da mensagem.


  • in this conversation
      Media preview placeholder