Remição de pena
Foto: Akira Onuma / Ascom Susipe
Internos do Centro de Recuperação do Coqueiro (CRC), localizado no município de Ananindeua (Região Metropolitana de Belém), comemoraram na manhã desta quinta-feira (16) um ano do Projeto Leitura que L (Foto: RedePara.Web.ViewModels.Sgn.Foto?.credito)
Internos do Centro de Recuperação do Coqueiro (CRC), localizado no município de Ananindeua (Região Metropolitana de Belém), comemoraram na manhã desta quinta-feira (16) um ano do Projeto Leitura que Liberta. A iniciativa trabalha a remição de pena pela leitura em oito unidades prisionais do Pará. No CRC, o projeto de remição pela leitura é desenvolvido por dois professores e uma pedagoga, e atende 34 internos divididos em duas turmas.
A programação incluiu palestra ministrada por professores, que avaliaram o projeto, e palestra dos alunos, que compartilharam as experiências com a literatura. Houve ainda apresentação musical dos internos Elias Barbosa e Jeferson Maciel.
Atualmente, 113 detentos custodiados pela Superintendência do Sistema Penitenciário do Pará (Susipe) participam do projeto, que começou por meio de um esforço concentrado da Defensoria Pública, Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e Susipe.
O objetivo é tornar possível a remição de pena pela leitura no Pará, prática já adotada em outros estados. Todos os livros utilizados no projeto são doados. São títulos dos mais variados temas, da literatura brasileira e mundial, como ficção, aventura, romance, autobiografia, história, filosofia, sociologia e política.
O professor Ribamar Oliveira, que acompanha os alunos, informou que "os reeducandos escolhem o livro, têm 30 dias para ler e, depois, passam por arguição oral, e também produzem material textual, no formato de relatório ou resenha, o que seria uma avaliação para a gente saber se ele realmente leu e compreendeu a obra. Cada livro lido e relatório entregue representa quatro dias de remição da pena”.
Avanços - O professor garantiu que os benefícios vão além dos dias remidos. “Percebo muitas melhorias, dentre elas na escrita, porque percebemos que nos primeiros relatórios apresentados há muitos desvios de convenção de escrita. Quando eles estão já no décimo livro, a gente percebe que houve uma diminuição dos erros. A leitura também ajuda muitos deles a compreender melhor sua função social”, disse professor.
“O projeto é muito bom. Eu desenvolvi muito a minha leitura, minha escrita e caligrafia. Aqui a gente escreve muito. Já gastei mais de 10 canetas. Eu já li 15 livros, e o último foi a história da Malala, uma ativista paquistanesa. Foi a pessoa mais nova a receber um Prêmio Nobel", contou o interno Timóteo Tolvai.
Para Pedro Henrique Araújo, também interno no CRC, a leitura é uma forma de produzir e aprender. "Além de dar valor para quem já gosta de ler, o projeto é uma alternativa de remição de pena para quem não consegue vaga de trabalho. É uma forma de produzir conhecimento dentro do cárcere. O livro sempre tem uma mensagem no final, alguma coisa que a gente pode tirar como lição de forma positiva e levar para a nossa vida”, disse Pedro Henrique.
O Projeto Leitura que Liberta é desenvolvido no Centro de Recuperação Coronel Anastácio das Neves (CRCAN), Centro de Recuperação Penitenciário do Pará II (CRPP II), Colônia Penal Agrícola de Santa Izabel (Cpasi), Centro de Recuperação Feminino de Ananindeua (CRF), Centro de Recuperação Regional de Castanhal (CRRCAST), Presídio Estadual Metropolitano I (PEM I), Centro de Recuperação do Coqueiro (CRC) e Centro de Recuperação Agrícola Silvio Hall de Moura (CRASHM), em Santarém. (Por Melina Marcelino).
Tags
cultura susipe LIVROS, SUSIPE
Relacionadas
-
Gratuito
Festival Psica estreia edição de verão no Marajó com Duda Beat, Tribo de Jah e Mombojó
A praia de Joanes, na Ilha do Marajó, será palco da primeira edição do Festival Psica no Verão Amazônico nos dias 17 e 18 de julho. Com entrada gratuita, o evento reúne artistas nacionais, atrações da... -
Literatura
Arquiteta paraense Carla Abreu lança livro de crônicas em Belém no dia 18 de junho
A estreia da arquiteta paraense Carla Abreu na literatura será celebrada no dia 18 de junho, com o lançamento do livro Corte A, em Belém. O evento ocorre às 18h, no Atrium Quinta das Pedras, e contará... -
CULTURA
Capanema destaca cultura, tradição e potencial econômico no Pavilhão dos Municípios
Capanema esteve entre os municípios que participaram do Pavilhão dos Municípios, realizado no Hangar Centro de Convenções da Amazônia, em Belém, consolidando sua presença como uma das cidades de desta... -
CULTURA
Capanema destaca cultura, tradição e potencial econômico no Pavilhão dos Municípios
Capanema esteve entre os municípios que participaram do Pavilhão dos Municípios, realizado no Hangar Centro de Convenções da Amazônia, em Belém, consolidando sua presença como uma das cidades de desta... -
CULTURA
Capanema destaca cultura, tradição e potencial econômico no Pavilhão dos Municípios
Capanema esteve entre os municípios que participaram do Pavilhão dos Municípios, realizado no Hangar Centro de Convenções da Amazônia, em Belém, consolidando sua presença como uma das cidades de desta... -
Sonora Brasil circula pelo país com o tema Reverberações Afro e Indígenas
O Sesc apresenta a 28ª edição do Sonora Brasil, um dos principais projetos de circulação musical do país, que neste ano traz o tema “Reverberações Afro e Indígenas”. A abertura oficial será realizada... -
Fé & Cultura
Capanema celebra 50 anos do Corpus Christi com semana de programação cultural, religiosa e artística
O município de Capanema já vive o clima de uma das celebrações mais importantes de sua história. Em 2026, o tradicional Corpus Christi completa 50 anos, consolidando-se como um dos maiores eventos de...