Semana Safety 2019

Grupamento Aéreo explica peculiaridades para sobrevoo na região Amazônica

As peculiaridades de sobrevoar os céus da Amazônia foram expostas por integrantes do Grupamento Aéreo de Segurança Pública (Graesp) durante a Semana Safety 2019, o Encontro de Segurança Operacional, que é realizado pela Agência Nacional da Aviação Civil (ANAC). O objetivo do evento é abordar assuntos relacionados à segurança operacional aérea, além de alcançar o maior número de regulados que possam refletir e discutir sobre medidas de segurança. O evento que acontece no Hotel Bristol, em Belém, teve início no último dia 28 e se encerrara nesta sexta-feira (31).

A importância em abordar as questões aéreas no contexto paraense se dá devido às particularidades do ambiente amazônico, de acordo com delegado Nelson Sobreira, Comandante de Helicóptero e Coordenador de Segurança GRAESP, que é vinculado à Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup).

“Podemos citar entre as peculiaridades de sobrevoar os céus no Pará as longas distâncias, questões relacionadas a poucos pontos de abastecimento, sobrevoo em áreas de florestas e rios, o que nos dá poucas opções para pouso. Além disso, as condições do inverno amazônico, onde temos seis meses de mal tempo e chuvas intensas, mas nada que com um bom planejamento o nosso grupamento não consiga realizar as missões”, declarou.

Ainda segundo o delegado, a atuação do Graesp não se limita às questões de segurança pública, mas é também um fundamental vetor de prestação de serviços necessários ao desenvolvimento social. “Encaramos o nosso grupamento aéreo como um verdadeiro fator de integração do Estado”, reiterou o Delegado.

Durante a exposição, foi informado ainda como ocorre o brieffing de verificação de condições, comunicação e trabalho em equipe, perigo da fauna e obstáculos físicos, meteorologia, estágios de pousos, bem como a segurança de pessoas.

Em 2019 já foram realizadas duas Semanas Safety no Rio de Janeiro e em Belo Horizonte. Ainda este ano estão previstas mais quatro edições: no mês de junho em São Paulo, em agosto na cidade de Campo Grande, em setembro no Recife e no mês de outubro em Porto Alegre.

Tags

Especial Graesp polícia civil

Comentários

*Os comentários não representam a opinião do site, a responsabilidade é do autor da mensagem.


  • in this conversation
      Media preview placeholder