ANIVERSÁRIO DE BELÉM

UPA João Menezes é inaugurada e vai atender moradores de dez bairros

Como parte da programação oficial do aniversário de 404 anos da capital paraense, a Prefeitura Municipal de Belém inaugurou na tarde deste domingo, 12, a Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) 24 do bairro Marambaia, em mais uma ação do avanço da política de atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS) no município.

Batizada de “João Menezes” e localizada na rua Maravalho Belo, a UPA contou com investimentos de mais de R$ 7 milhões e irá atender cerca de dez bairros, o que deve desafogar o atendimento de outras unidades de saúde, como a UPA da Sacramenta. Com uma área de 1.500 m² e capacidade de 200 atendimentos diários, a UPA João Menezes tem o perfil de média complexidade nas especialidades de clínica médica, pediatria clínica, traumatologia e odontologia. Na unidade serão disponibilizados exames de urgência de radiologia, eletrocardiografia e exames laboratoriais. Todos os atendimentos funcionam mediante classificação de risco, de acordo com o grau de gravidade.

Para oferecer um melhor acesso até a UPA 24 Horas, a Prefeitura de Belém sinalizou a rua Maravalho Belo. O trabalho foi feito pela Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan), cumprindo projeto técnico elaborado pela Secretaria Executiva de Mobilidade Urbana (Semob).

Com a presença do prefeito Zenaldo Coutinho, a inauguração começou com o desenlace da faixa, seguido do descerramento da placa e dos pronunciamentos. Na sequência, prefeito, demais autoridades e moradores visitaram as instalações da UPA João Menezes. Estiveram presentes os secretários municipais de Saúde e Saneamento, respectivamente Sérgio Amorim e Cláudio Mercês, dirigentes de órgãos municipais e servidores, além do deputado federal Cássio Andrade (PSB) e de vereadores, dentre os quais o vereador e presidente da Câmara Municipal de Belém, Mauro Freitas (PSDC).

Em seu discurso, Zenaldo agradeceu aos servidores da Sesma e de todas as secretarias envolvidas com a obra e lembrou o cenário da saúde pública na cidade de Belém no ano de 2012, início de sua primeira gestão, em que o setor foi encontrado em total abandono e desassistido.

“Era um estado de guerra vivido em Belém. Os prontos-socorros eram ambientes insalubres, eram espaços totalmente degradados com as pessoas amontoadas nos corredores e sem nenhuma condição de atendimento. Faltava remédio, equipamento e a infraestrutura era terrível. As condições eram dramáticas”, recordou. “Diante daquela realidade, trouxemos para nós a responsabilidade de realizar o maior avanço na saúde pública de nossa cidade”, disse o prefeito.

Após o pronunciamento, o gestor assinou a ordem de serviço que garantirá o asfaltamento do trecho rua Maravalho Belo, entre a WE 2 e avenida Augusto Montenegro, com investimento de mais de R$ 200 mil.

Números – Até o momento já são três UPAs inauguradas na gestão Zenaldo Coutinho. A cobertura da cidade de Belém em serviços de saúde oferecidos pelas Unidades de Pronto-Atendimento, em 2020, será reforçada com as inaugurações de mais duas unidades. De acordo com a Sesma, dos recursos da administração municipal, 24% são empregados no setor da saúde. No início do governo eram apenas quatro ambulâncias, agora já são 25, e entre janeiro e fevereiro Belém irá ganhar outras duas. A inauguração do Hospital Veterinário, no bairro Tapanã, previsto para este ano, é mais um dos benefícios que a população deve receber.

“Esta UPA é mais um compromisso firmado e cumprido pelo prefeito Zenaldo Coutinho. No aniversário de Belém, quem ganha o presente é a população. Vamos gerar mais de 250 empregos diretos e indiretos com essa inauguração. É uma felicidade oferecer essa unidade”, afirmou o secretário Sérgio Amorim.

Residentes – Moradora da rua Maravalho Belo há 54 anos, Rosileide Lopes Borges, disse ter recebido um presente com a inauguração da UPA. Ela completou 94 anos neste domingo. “Lembro daqui quando era somente mato. Moro há muito tempo aqui e isso é um presente que recebo no dia do meu aniversário”, disse senhora, que recebeu o carinho do prefeito Zenaldo Coutinho.

Naiara Silva, 25, mora em frente à unidade de saúde e junto com os familiares colocou uma faixa em agradecimento pela construção da UPA 24 Horas. “Muito importante para toda a comunidade da Marambaia. Vai ajudar muito a gente e os moradores de áreas próximas, tem muitas crianças e idosos que necessitam de atendimento e serviço de urgência e emergência. A Prefeitura está de parabéns”, disse.

Brenda Leal, 36, afirmou que a estrutura inaugurada vai atender muito pelo fato de os usuários não precisarem sair mais do bairro. “Não vamos ter que sair daqui de nosso espaço, isso vai nos beneficiar muito. Espero que o atendimento seja igual ao da UPA da Sacramenta, aonde já precisei e fui muito bem atendida”, disse.

Para a enfermeira do Pronto Socorro Municipal Mário Pinotti e hoje diretora do Hospital Dom Vicente Zico Iracilda Pinheiro, 62, a UPA João Menezes “vai possibilitar o acesso para população, sendo mais uma porta, com uma estrutura de qualidade e uma equipe de profissionais humanizada”.

Interno - Dentre os espaços previstos na UPA da Marambaia, como padrão estabelecido pelo Ministério da Saúde, estão a sala vermelha (ambiente para atender pacientes em estado grave) e até sete leitos de emergências. Os atendimentos funcionarão mediante classificação de risco, de acordo com o grau de gravidade. Serão disponibilizados, também, exames de urgência para radiologia, eletrocardiografia e exames laboratoriais. A UPA é classificada como de porte 3, com capacidade de cobertura de 201 a 300 mil habitantes.

Inspeção – No contexto da ampliação da política de saúde municipal, o prefeito Zenaldo Coutinho e equipe de trabalho vistoriaram, na manhã deste domingo, o espaço físico do Hospital Pronto-Socorrro Municipal do Guamá 'Humberto Maradei, hospital que terá o atendimento ampliado, saindo da condição de atenção à média complexidade para a alta. O HPSM do Guamá ganhará dez leitos de UTI e contará, após inaugurado, com 93 leitos, 25 a mais do que o número anterior (68). A vistoria fez parte da agenda da programação de aniversário da capital. Este ano ainda estão previstas ainda a entrega da reforma da UPA do Jurunas e a Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Castanheira.

HomenagemA UPA recebeu o nome do senador paraense João Menezes, bacharel em Direito, advogado e professor, que foi eleito deputado estadual duas vezes, sete vezes deputado federal e foi senador do Pará de 1986 a 1991. João Menezes foi um grande incentivador, benfeitor e apaixonado pelo bairro Marambaia, inclusive, doou, há muitos anos, ao município de Belém, parte do terreno, onde passa hoje a avenida Tavares Bastos.

A Marambaia foi o lugar que ele escolheu como moradia em Belém, por vários anos, permanecendo no local até o seu falecimento. “Confesso que fiquei emocionado quando entrei aqui na UPA e agradeço ao senhor (prefeito) em homenagear o meu pai, que amava muito esse bairro. Essa unidade vai atender bem os moradores daqui e de toda a Belém”, afirmou Eduardo Menezes, filho de João Menezes.

Tags

Belém404Anos

Comentários

*Os comentários não representam a opinião do site, a responsabilidade é do autor da mensagem.


  • in this conversation
      Media preview placeholder