DOCBIO
Com uma carreira de mais de 40 anos dedicados à docência de comunicação, o professor Otacílio Amaral Filho é o atual homenageado da série DocBio, projeto de extensão da Universidade Federal do Pará que narra documentários biográficos da Amazônia. O filme, disponível na plataforma do YouTube, mostra a trajetória de vida e obra de um dos principais pesquisadores de comunicação e cultura da região amazônica.
O média-metragem foi produzido e dirigido pelos estudantes de comunicação da UFPA, Jordan Navegantes e Lucas Vieira com a supervisão dos professores Marina de Castro e Fabio Castro. De acordo com os idealizadores, o projeto busca registrar e mostrar, por meio da linguagem audiovisual, as histórias e as memórias de diferentes pessoas que, em comum, possuem o fato de terem gerado grande retorno social às suas comunidades.
“Otacílio Amaral é um grande nome da pesquisa sobre as questões culturais e políticas da região. No início dos anos 50, ainda na infância, morou por cinco anos em Santarém, no Oeste do estado do Pará. Cidade para qual retornou durante a juventude após ter sido preso pela Ditadura Militar em Fortaleza, pois sempre foi um militante político ativo nos movimentos estudantis”, explica Navegantes.
Entre os principais trabalhos do pesquisador abordados no filme, destacam-se os estudos iniciado em sua tese de doutorado sobre a “Marca Amazônia e o Marketing da Floresta”, que reflete sobre o valor agregado a produtos comercializados com o que pode ser considerado marca da Amazônia, e a pesquisa sobra “Espetáculos Culturais da Amazônia”. Na obra, Otacílio analisa a origem e repercussão de eventos como o Círio de Nossa Senhora de Nazaré, em Belém, e o Festival de Saíre, em Santarém.
Projeto DocBio
Em 7 anos de projeto, o DocBio já entrevistou e mostrou diferentes personalidades amazônicas que vão de artistas conhecidos, como a mestra de carimbo Dona Onete, a referências da comunidade acadêmica como João de Jesus Paes Loureiro. A série documental é uma realização conjunta entre a Pró-Reitoria de Extensão da UFPA (PROEX), o Grupo de Pesquisa “Socialidades, Intersubjetividades e Sensibilidades Amazônicas” (SISA), Academia Amazônia, Faculdade de Comunicação (Facom) e o Instituto de Letras e Comunicação da UFPA.
O documentário DocBio - Otacílio Amaral Filho está disponível no link:
https://www.youtube.com/watch?v=yCtP_TwFkds