Estratégia

Ciop inicia trabalho integrado com a Força Nacional

A integração direta entre o Centro Integrado de Operações (Ciop) e a Força Nacional de Segurança Pública (FNSP) inicia nesta quinta-feira (4)

A integração direta entre o Centro Integrado de Operações (Ciop) e a Força Nacional de Segurança Pública (FNSP) inicia nesta quinta-feira (4). Segundo o diretor do Ciop, coronel PM Luiz Carlos Rayol de Oliveira, o serviço integrado em segurança pública corrobora com as operações estratégicas da FNSP e da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), que solicitou o serviço da FNSP para atuar no Pará.

Agentes da Força Nacional ficarão de plantão na Sala de Operações do Ciop, a fim de facilitar o contato, o controle e o despacho das viaturas da FNSP no combate à criminalidade na Região Metropolitana de Belém. Ainda, de acordo com o gestor, a ação conjunta permitirá que “a comunicação entre os órgãos de segurança pública seja mais alinhada operacionalmente”, frisa.

Sobre o Ciop – A missão do Centro é mediar a comunicação entre o cidadão e os órgãos de segurança pública do Pará (Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Civil, Detran, Susipe e Centro de Perícias Científicas Renato Chaves), possibilitando o registro de ocorrências de urgência e emergência e permitindo o despacho oportuno de guarnições para um atendimento estratégico na RMB.

O funcionamento interno do Ciop ocorre diariamente por 24 horas, com o serviço de militares estaduais e colaboradores civis, que trabalham em escalas e turnos de seis horas por dia, em ambiente de acesso restrito. Com o passar dos anos, o Ciop foi se aprimorando e passou a realizar também, a partir de 2005, o serviço de monitoramento por câmeras de segurança, em vias públicas, o chamado: videomonitoramento.

Desta forma, o ciclo de funcionamento do Ciop inicia quando o cidadão aciona o Centro por meio de contato telefônico via 190 ou quando o operador de câmeras eletrônicas registra algum flagrante e/ou atitude suspeita visualizada no videomonitoramento.

Tags

CIOP Especial

Comentários

*Os comentários não representam a opinião do site, a responsabilidade é do autor da mensagem.