Saúde

Transplante de córnea é tema de Audiência Pública

Dr. Galileu

O Deputado Dr. Galileu realizou na última sexta-feira (17.05) uma Audiência Pública para falar sobre o transplante de córnea, que tem como objetivo buscar soluções para zerar a fila do transplante do tecido.

Compondo a mesa, além do Deputado Dr. Galileu, estava o presidente da Associação Paraense de Oftalmologia, Dr. Carlos Lima, o médico transplantador Alan Souza Costa, o advogado e presidente do Tribunal de Ética da OAB, Dr. Gleydson Guimarães, o representante do Banco de Olhos, Anderson de Brito, a representante da Sespa Ierecê Miranda, o representante da Deputada Marinor Brito , Jean Brito, a representante do Deputado Jaques Neves, Elisângela Jorge, a doadora de córnea do familiar, Karina Karoline, e a transplantada Karoline Lima.

Segundo dados apresentados pelo representante do Banco de Olhos, Anderson de Brito, a fila de espera no estado é de aproximadamente 924 pacientes.

O transplantador Doutor Alan Souza Costa, salienta que o Pará tem chances de zerar a fila de espera pelo transplante, “Eu vejo 25 profissionais habilitados a fazer o transplante de córnea, é um número suficiente para atender a demanda e temos a condição de zerar a fila de transplante sim.”, afirma.  

A córnea é um tecido transparente que se localiza na frente do globo ocular, ela é responsável de permitir que a luz entre no olho para ser focalizada na retina. Com o transplante do tecido, o paciente tem a oportunidade de voltar a enxergar.

O Deputado Dr. Galileu ressalta que uma das propostas encaminhadas foi a de criação de um fórum permanente. “A principal proposta encaminhada nesta audiência foi a de criação de um fórum permanente para discutir todos os problemas que hoje estão atrasando o andamento da fila do transplante de córnea do nosso estado”, finalizou.

PROPOSTAS APRESENTADAS:

- Criação de um fórum permanente para tratar sobre o transplante de córneas no estado do Pará

- Criar comissão de técnicos para visitar os centros de referência em captação e transplantes de córnea no Brasil.

-  Criar campanhas de mobilização e sensibilização da sociedade para doação de córnea.

- Parceria junto a OAB Pará para junto ao conselho nacional de justiça (CNJ) realizar mobilizações para conscientizar a sociedade paraense sobre a legalidade da doação de córnea.

- A Sespa capacitar e estruturar os centros de captação e locais para serem realizados os transplantes

- Melhorar a gestão para captação e transplante do tecido.  

 

Tags

Deputados em ação Dr. Galileu

Comentários

*Os comentários não representam a opinião do site, a responsabilidade é do autor da mensagem.