CÍRIO 2019

Prefeitura de Belém monta força-tarefa para atuar nos dias de romaria

A Prefeitura de Belém reforça os trabalhos para os dias de romaria do Círio de Nossa Senhora de Nazaré. Nesta sexta-feira, 11, a romaria começa inicialmente com o Traslado para Ananindeua, seguida da Romaria Fluvial, Motorromaria e Trasladação no sábado, 12, encerrando com a grande procissão no domingo, 13.

Em conjunto, órgãos municipais prepararam uma força-tarefa para as procissões desse final de semana. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) já vem trabalhando pela cidade. Os serviços se concentram ao longo de toda a avenida Nazaré, na avenida Presidente Vargas, nas praças e outros logradouros e vias públicas.

Nos dois últimos finais de semana uma equipe do Departamento de Áreas Verdes da Semma vistoriou o percurso das romarias, garantindo as últimas providências para garantir tranquilidade aos fiéis. A intervenção foi necessária por conta das fortes chuvas registradas e para a execução de alguns poucos ajustes, como levantamento de galhos para facilitar a visão de quem fica nas fachadas e janelas esperando as romarias e de quem espera pela santa nos  locais de homenagens.

Saúde - A Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) atuará em parceria com a Defesa Civil Municipal. Equipes já estão preparadas para garantir o atendimento de urgência e emergência nas procissões da Trasladação e do Círio, que contarão com sete e oito postos estratégicos de atendimento, respectivamente. Cada posto terá um médico, um enfermeiro, um técnico de enfermagem e voluntários.

Na Trasladação estarão montados postos no Clube do Remo, no prédio da antiga Secretaria Municipal de Administração (Semad), na Casa da Linguagem, nos Correios, no estacionamento do banco Bradesco, na Igreja da Sé e no Mercado de Carne. Já no Círio, serão garantidos postos nesses locais e mais um no estacionamento do restaurante Avenida.

Saneamento - Já a Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan) está intensificando os serviços de limpeza em diversas vias do município, preparando a cidade para a grande procissão do Círio de Nazaré. O trabalho está sendo reforçado não somente nas ruas centrais por onde passa a procissão, mas também nas grandes vias da cidade, que estão recebendo serviços em forma de mutirão de limpeza.

A ação está percorrendo as vias com serviço de varrição, capinação, poda, caiação e recolhimento de lixo. As calçadas e canteiros centrais das vias estão recebendo atenção especial por parte dos agentes de serviços urbanos.  Na véspera da procissão da Trasladação será feita uma limpeza geral nas vias por onde as procissões passam para retirar não somente lixo, mas também pedras e vidros espalhados na pista. O objetivo é garantir a segurança dos romeiros.

Urbanismo - A Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb) atuou com o reforço da manutenção da iluminação nos bairros de maior fluxo durante a festividade, com a ornamentação luminosa da cidade, com a recuperação de alguns pontos de calçadas e desobstruções cumprindo o Código Municipal de Posturas, no ajuste da grade de rampa de acesso ao calçadão da Basílica Santuário, além da fiscalização nas instalações de palanques, palcos, estruturas para a imprensa e arquibancadas.

Economia - Já a Secretaria Municipal de Economia (Secon) e a Ordem Pública Municipal irão atuar na fiscalização e ordenamento dos ambulantes. Durante as procissões da Motorromaria, Trasladação e Círio, os trabalhadores informais autorizados ficarão concentrados na praça Waldemar Henrique, com vendas de água, refrigerantes e comidas típicas. Não será permitida a venda nas vias do trajeto das romarias.

Segurança - A Guarda Municipal de Belém (GMB) vai atuar com mais de mil agentes. As ações terão início na sexta-feira, 11, no traslado da imagem de Nossa Senhora de Nazaré para Ananindeua, atuando com 26 motopatrulheiros e dez guardas operacionais em viaturas.

No sábado, 12, a GMB vai atuar com efetivo de 320 guardas, iniciando com a Romaria Rodoviária, de Ananindeua para o distrito Icoaraci, que contará com efetivo de 16 motopatrulheiros na escolta da imagem para o trapiche de Icoaraci. Já no distrito, 22 agentes da GMB vão garantir a segurança na missa da Procissão Fluvial.

Em Belém um efetivo de 32 agentes de segurança municipal darão apoio às equipes da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) na interdição de vias e mais 60 guardas trabalharão na segurança da chegada da imagem na Escadinha do Cais do Porto e no traslado da Motorromaria. Dez guardas estarão no apoio ao arrastão do Pavulagem.

Na tarde do dia 12, um efetivo de 180 guardas estará distribuído em todo percurso da Trasladação, com ações de saturação ostensiva e preventiva do traslado da imagem de Nossa Senhora de Nazaré do colégio Gentil Bittencourt para Catedral da Sé.

Já no domingo, 13, dia da grande procissão do Círio, a Guarda vai está com 80 agentes distribuídos em todo percurso da procissão, além de disponibilizar 20 homens para garantir a segurança da corda, a partir de 0h de domingo.

A Ciclorromaria, a Romaria das Crianças, a Romaria da Juventude e a Romaria dos Corredores também terão a segurança garantida por agentes da Guarda.   

Do dia 13 até o dia 27, durante o Círio Musical na praça Santuário será reforçada a segurança do logradouro com 20 guardas por noite, e no dia do encerramento, 27, dia dos fogos de vista, 150 guardas estarão atuando na segurança da praça e no entorno.

Tags

Círio2019

Comentários

*Os comentários não representam a opinião do site, a responsabilidade é do autor da mensagem.


  • in this conversation
      Media preview placeholder