HOMENAGENS

Artigos de amor e fé decoram e encantam secretarias municipais durante o Círio

As festividades do Círio de Nossa Senhora de Nazaré inspiram homenagens por toda capital paraense. Balões, fogos de artifício, fitas coloridas e faixas nos prédios ou casas saúdam a passagem da padroeira.  

Os órgãos da Prefeitura de Belém também se enfeitam para saudar a Virgem de Nazaré. Com o tema “Uma visão estética e poética da Fé”, a representação de mini círio criado com peças de miriti, material tradicional da festa religiosa, chama atenção na entrada do prédio da Companhia de Desenvolvimento e Administração da Área de Belém (Codem). “Uma decoração lúdica e que desperta a simpatia e o interesse. A exposição ficou linda e já chama a atenção de todos que passam aqui pela frente”, conta o presidente da Codem, Danilo Soares.

A criação da artista plástica, Darcilene Batista, apresenta conceitos visuais inovadores e reproduz a maior festa religiosa do Brasil por meio das cores que representam Belém.

Romaria - Localizada no trecho do percurso do traslado para Ananindeua, a primeira procissão oficial do Círio, na Avenida Almirante Barroso, a Secretaria de Saneamento (Sesan) se prepara todos os anos para homenagear a padroeira dos paraenses. Na manhã desta sexta-feira, 11, a programação contou com uma missa na entrada da secretaria, que foi acompanhada por todos os servidores, além da apresentação da banda da Guarda Municipal de Belém (GMB).

Neste ano a decoração do prédio da Sesan destacou a imagem de Nossa Senhora, que foi toda construída com balões, foi estendida ainda uma faixa de 36 metros na fachada do órgão. Uma queima de fogos no momento da passagem da berlinda emocionou os servidores que acompanhavam a procissão. A Sesan conta, também, com um ponto de apoio para distribuição de água, lanche, ventarolas, além de um espaço para que os romeiros que chegam à capital possam descansar da longa caminhada. “Este é um momento muito especial, onde estamos todos juntos celebrando a união entre as pessoas e comemorando mais um Círio de amor e fé”, declarou o secretário de saneamento, Claudio Mercês.

Outra homenagem emocionante no traslado desta sexta, foi a dos usuários do Centro Dia e Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP), espaços da Fundação Papa João XXIII (Funpapa). Foram estendidas faixas e cartazes em homenagem a Nossa Senhora de Nazaré. “Foi a intenção de aproximar nosso usuários desse momento de fé, de dois espaços de públicos diferentes, assistindo a passagem com emoção”, comentou Adriana Azevedo, presidente da Funpapa.

Tags

Círio2019

Comentários

*Os comentários não representam a opinião do site, a responsabilidade é do autor da mensagem.


  • in this conversation
      Media preview placeholder