ANIVERSÁRIO DE BELÉM

Circuito Gastronômico lota o Ver-o-Peso e abre as comemorações do aniversário de Belém

Um dia antes do aniversário de 404 anos de Belém os feirantes do complexo do Ver-o-Peso já começaram a comemorar o aniversário da cidade. Com uma programação especial do Circuito Gastronômico - Mercado Criativo, o evento uniu comida gostosa e música boa nesse sábado, 11.  O Circuito é promovido pela Prefeitura de Belém por meio da Companhia de Desenvolvimento e Administração da Área Metropolitana de Belém (Codem).

Antes das 10 horas, horário marcado para o início do evento, as 17 boieiras que se inscreveram para participar do concurso para eleger o melhor prato já estavam preparando tudo para receber os visitantes e os chefs paraenses Daniela Martins, Ofir Oliveira e Felipe Gemaque, que fazem parte do júri técnico do concurso. Os pratos apresentados por cada uma das boieiras foram julgados por voto popular e por um júri técnico composto pelos chefs paraenses.

A boieira Kelly Ferreira, do box 49, trabalha com a família há mais de dez anos na feira e diz o que evento trouxe muita clientela, principalmente pelo preço do prato criativo. “O valor de R$ 10 do prato degustação atraiu bastante gente. Eu estou feliz da vida, estamos ganhando reconhecimento pelo nosso trabalho e isso nos motiva a continuar. Os cursos que nós fizemos por meio da Prefeitura também é um incentivo. Estou bem ansiosa para a premiação”, disse Kelly.

A chef Daniela Martins julgou estar muito difícil escolher o melhor prato. “A qualidade técnica delas está cada vez maior, você chega ao Ver-o-Peso e encontra uma gastronomia rica em sabores não só pelo nosso tempero, mas por elas estarem aprendendo por meio dos cursos a utilizarem os ingredientes de forma diferente. Esse evento valoriza as boieiras e a gastronomia local”, falou a chef.

Quem aproveitou para provar os pratos especiais do circuito foi o aposentado Willian Fiel, morador do bairro da Marambaia. “Eu provei o Rolinho Amazônico, um prato feito com filhote, gostei tanto que fui votar e voltei para comer outro”, revelou o aposentado.

O design gráfico João Pedro Veloso, também experimentou alguns pratos e gostou muito da maniçoba de açaí, mas confessou: “O filhote servido pelo box 12 me ganhou, meu voto foi para eles”.

A coordenadora, Cláudia Sadalla, diz que as boieiras do mercado foram convidadas para participar das atividades do Circuito Gastronômico. “Para chegarmos nesse concurso a trajetória foi longa. Todos os boxes foram convidados, mas apenas 17 quiseram participar do concurso. A Prefeitura ofertou cursos nas salas do curso de Gastronomia da Universidade da Amazônia (Unama), com chefs que lhes ensinaram novas técnicas. Além disso a Secretaria Municipal de Economia (Secon) ofertou um curso para melhorar o atendimento e avaliar o preço a ser cobrado pelo que é vendido por elas”, falou Cláudia.

Resultado – O resultado do concurso foi divulgado às 17h. Quem ganhou o paladar do júri popular foi o prato Filhote de Carimbó, preparado pela Bete Medeiros. Já pelo júri técnico o vencedor foi o prato Vatapá Caboclo, preparado pela Hildely Porpino, conhecida como Tiêta. A premiação das vencedoras será neste domingo, 12, durante a programação do aniversário de Belém.

Tags

Belém404Anos

Comentários

*Os comentários não representam a opinião do site, a responsabilidade é do autor da mensagem.


  • in this conversation
      Media preview placeholder