ANIVERSÁRIO DE BELÉM

HPSM do Guamá será entregue à população em breve

A população de Belém vai ganhar, em breve, um novo Hospital de Pronto Socorro Municipal Humberto Maradei Pereira (PSM do Guamá). Um espaço totalmente recuperado, reformado, com ampliação do número de leitos de 68 para 93, Unidade de Terapia Intensiva (UTI) ampliada com dez leitos, novos equipamentos e tomografia. Tudo dentro do padrão exigido pelo Ministério da Saúde para elevar o HPSM do nível de média para alta complexidade.

No final da manhã deste domingo, 12, a unidade recebeu vistoria do prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho, que foi ao hospital acompanhado de vereadores, secretários municipais e da população. A visita fez parte da programação oficial do aniversário de 404 anos de Belém.

Esta é a primeira grande reforma desde a inauguração do hospital, permitindo a ampliação no número de atendimentos. Um novo anexo foi construído, garantindo a expansão da UTI e demais setores, todos com novas instalações. Sistemas elétricos, hidrossanitários e de gases também foram substituídos. As obras já estão adiantadas, em mais de 90%.

“Hoje é aniversário de Belém e estou tendo a honra de ser muito bem acompanhado em uma visita de vistoria aqui no Pronto Socorro do Guamá, que agora é um hospital de verdade”, destacou Zenaldo Coutinho. “Ampliado, equipado, qualificado, com tudo novinho. Estamos nos ajustes finais para que a unidade seja entregue e já, já estaremos entregando esse novo hospital, de mais alta qualidade, para o povo de Belém”, completou.

Investimento – A obra foi iniciada em dezembro de 2018 e só pôde ser agilizada com a inauguração do Hospital de Retaguarda Dom Vicente Zico, em março de 2019, quando os serviços que ainda estavam em funcionamento no PSM, bem como a equipe técnica, foram transferidos para o novo hospital.

A desativação do HPSM foi realizada de forma gradual e começou pela urgência e emergência, enquanto os setores de internação, UTI e bloco cirúrgico continuaram em atendimento aos pacientes até a desativação total.

O secretário municipal de Saúde, Sérgio Amorim, disse que a gestão tem trabalhado continuamente para a prestação de serviços de saúde com dignidade para a população. “Antes de 2013 a saúde passou anos sem grandes investimentos, e hoje estamos recuperando toda a nossa estrutura. Só posso agradecer ao prefeito Zenaldo Coutinho e a cada servidor da Sesma pela dedicação, compromisso e competência, sempre dispostos a fazerem o melhor”.

Tags

Belém404Anos

Comentários

*Os comentários não representam a opinião do site, a responsabilidade é do autor da mensagem.


  • in this conversation
      Media preview placeholder