Coronavírus
A Universidade Federal do Estado do Pará (UFPA) suspenderá as atividades do Restaurante Universitário (RU) do Campus do Guamá a partir desta quinta-feira, 19 de março até o dia 12 de abril. A medida foi tomada por causa das suspensões de aulas que estão ocorrendo por todo o Brasil e no mundo, como forma de prevenção, em decorrência da pandemia mundial causada pelo coronavírus (COVID-19) e atendendo as orientações do Ministério da Saúde e Organização Mundial de Saúde (OMS).
Os alunos cadastrados pelam Superintendência de Assistência Estudantil da Universidade Federal do Pará (SAEST) como beneficiários do Auxílio Taxa Zero, terão o benefício convertido em ajuda de custo no valor de R$120,00 durante o período de fechamento do RU.
O benefício será depositado diretamente na conta corrente do aluno e tem o objetivo de garantir a alimentação dos beneficiários em outros espaços, porém, a data do repasse ainda está sendo analisada. Não será necessário fazer novo cadastro para garantir o recebimento do auxílio.
O benefício - O Taxa Zero é um programa da assistência estudantil da UFPA, operacionalizado pela SAEST e RU, que tem o objetivo de garantir alimentação gratuita aos universitários em situação de vulnerabilidade socioeconômica.
Aos beneficiários é concedido a gratuidade nas refeições do RU da UFPA por um período de um ano, podendo ser renovado após uma reavaliação da situação do graduando.
Atualmente 150 alunos são beneficiários do programa e todos receberão o valor de R$120,00 depositados em suas contas correntes como Auxílio-Refeição Emergencial.
A concessão
Para ser assistido pelo programa Taxa Zero, o aluno precisa fazer o cadastro e atender alguns critérios:
* está cursando a primeira graduação;
* está matriculado e frequente em curso de graduação presencial, modalidade extensiva;
* comprovar renda familiar mensal bruta de até 3 (três) salários-mínimos, desde que a renda per capita não ultrapasse um salário mínimo e meio.
Outras mudanças
A Superintendência de Assistência Estudantil da Universidade Federal do Pará, com base nas orientações do Grupo de Trabalho (GT) sobre o coronavírus, terá o funcionamento de outras atividades alteradas, além do Restaurante Universitário, durante o período de suspensão das atividades acadêmicas e administrativas, no período de 19 de março a 12 de abril de 2020.
Veja quais são e como ficarão.
* Plantão Psicológico. Será feito atendimento de plantão psicológico aos estudantes da UFPA via telefone (ligação telefônica), no horário de 8h às 12h, de dias úteis. Os números serão divulgados nas redes sociais da Superintendência de Assistência Estudantil. O atendimento presencial do Plantão Psicológico fica suspenso.
* Edital Auxílios Permanência e Moradia. O processo seletivo do Programa Permanência (Auxílios Permanência e Moradia) permanece com seus prazos mantidos, sendo cancelada a entrega presencial de documentos nas Divisões de Assistência Estudantil. A partir de hoje, 18/03/2020, todos os alunos deverão entregar a documentação exclusivamente de forma on line, via SIGAEST. Os discentes inscritos como candidatos NOVOS, que tenham finalizado o cadastro no SIGAEST sem ter encaminhado os documentos, terão os cadastros reabertos e deverão realizar o envio da documentação via SIGAEST.
* Edital Auxílio Moradia para Indígenas, Quilombolas e Populações Tradicionais. O processo seletivo do Auxílio Moradia permanece com seus prazos mantidos, sendo cancelada a entrega presencial de documentos nas Divisões de Assistência Estudantil. A partir de hoje, 18/03/2020, todos os alunos deverão entregar a documentação exclusivamente de forma on line, via SIGAEST. A SAEST compromete-se a monitorar o processo de inscrição e avaliar qual o impacto sobre a medida adotada.
* Editais e documentações entregues presencialmente. Todos os alunos que realizaram a entrega da documentação presencialmente nas Divisões de Assistência Estudantil, NÃO precisarão realizar novo envio de documentos on line.
* Retificação dos Editais SAEST nº 02 e 03/2020. Será realizada retificação dos Editais, contendo as informações apresentadas nos itens acima, a qual será publicizada amplamente. Informações adicionais podem ser obtidas pelo endereço eletrônico da Coordenação de Assistência Estudantil: saestcae@ufpa.br.
* Novos editais e instruções normativas. Os editais e instruções normativas previstas para serem divulgados durante este período deverão ser publicados normalmente, seguindo o calendário da SAEST.
* Atendimentos presenciais e encaminhamentos para serviços de saúde e acompanhamento pedagógico. Ficam suspensos, neste período, os atendimentos presenciais e novos encaminhamentos de estudantes para serviços ofertados pela SAEST. Casos excepcionais, principalmente relativos a serviços de saúde, poderão ser considerados pela equipe da SAEST. Para isso deve ser encaminhado mensagem para o endereço eletrônico da Coordenação de Integração Estudantil: saestcie@ufpa.br.
* Serviços em Braille. A Coordenação de Acessibilidade manterá a produção de material em Braille, que passa a ser feita em sistema de home oficce. Para isso os docentes interessados devem encaminhar suas solicitações ao endereço eletrônico da COACESS: coacess@gmail.com.
* Trabalho dos servidores. Durante o período de suspenção das atividades os servidores e colaboradores exercerão suas atividades em suas residências, principalmente os que trabalham com análises de processos seletivos em sistemas online, para o que deverão receber suporte da SAEST.
* Carteiras de meia-passagem. Os processos referentes à inscrição para solicitação de carteiras de meia passagem intermunicipal serão suspensos.
* Reuniões agendadas. Todas as reuniões e demais atividades agendadas serão canceladas e possivelmente reprogramadas para quando a situação permitir.
Fonte: Ascom UFPA / Portal UFPA.