Especial
Dando voz à população da região Oeste, a Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa), promoveu nesta quinta – feira (21), uma Sessão Especial na cidade de Santarém. O trabalho legislativo foi conduzido pelo Presidente da Alepa, deputado Dr. Daniel Santos, com o objetivo de ouvir a comunidade local e traçar um diagnóstico das necessidades, além de ser uma oportunidade para identificar os principais problemas e trabalhar metas para políticas públicas.
A programação aconteceu no auditório da Universidade Estadual do Pará (Uepa) e durou mais de quatro horas. A ação faz parte da estratégia de interiorização e descentralização dos Poderes Executivo e Legislativo para conhecer de perto as necessidades e aproximar os poderes da sociedade.
O chefe do Poder Legislativo, deputado Dr Daniel Santos, destacou a importância da descentralização das atividades do Parlamento Paraense para promover um encontro direto com a população e dar voz ao povo.
“ Essa sessão, sobretudo, melhora o nosso entendimento da realidade local. Porque podemos ouvir as pessoas e sentir de perto as demandas, e com isso, podemos traçar novas políticas públicas de interesse da população que mora na região. Nós saímos daqui vivenciando a realidade da população do Baixo Amazonas. Nosso interesse é fazer esse mesmo modelo em outras regiões do Pará”, reiterou.
A metodologia dos trabalhos legislativos na região foi mais interativa, participativa e democrática. Diferente do que era adotado em outras gestões, nas quais se priorizava as sessões ordinárias, cujo rito deve obedecer as normas do Regimento Interno da Alepa, sem a participação popular no processo de debates para a definição de políticas públicas.
O evento contou com a participação de 28 deputados estaduais, o governador Helder Barbalho; o vice – governador, Lúcio Vale; prefeitos e vereadores do município; do presidente em exercício do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Cipriano Sabino; e do procurador-geral de Justiça do Estado, Gilberto Martins.
De acordo com o governador Helder Barbalho, o momento reflete o espírito coletivo entre os poderes legislativo e executivo, em garantir melhorias para a população do Estado.
“ Festejo o ato da Assembleia Legislativa estar presente neste momento em que vem demostrando para a sociedade paraense o espírito e o desejo de mudança, e acima de tudo, de absoluta decisão de cumprir com nossas responsabilidades na plenitude dos interesses de todos os paraenses dos 144 municípios desse nosso estado. Essa harmonia é a percepção dos nossos desafios para estarmos juntos e trazermos esperança à sociedade desse estado, e de maneira especial, ao povo da região Oeste que foi esquecido ao longo dos anos”, pontuou o governador.
O vice-governador, Lúcio Vale, destacou o novo modelo de gestão como forma de aproximação com o povo.
”Esse é um novo formato de governo, com o poder se aproximando da população, e ele vai ficar próximo do município. Tenho a convicção de que o nosso governo perde o cheiro de gabinete e vai em direção às ruas, ao povo, e isso vai permanecer durante todo o nosso mandado”, destacou.
O prefeito do município anfitrião, Nélio Aguiar, disse que a ação atende as expectativas da população.
"Temos vários projetos que foram encaminhados ao Governo do Estado e a vários secretários estaduais. Essa é a oportunidade para trabalhar em conjunto, alinhados, aproveitando esse momento para avançar na concretização das demandas, principalmente em relação às obras que foram iniciadas em nossa cidade", ressaltou.
A Sessão Especial foi muito concorrida e contou com a participação de lideranças comunitárias, eclesiásticas e representantes da sociedade civil. A professora universitária Tânia Brasileiro aprovou a iniciativa. “ Gostei dessa perspectiva desse governo itinerante, de estar mais perto da comunidade, e sentir de perto a problemática e as necessidade desse povo tão sofrido de uma região tão linda e que necessita de mais atenção por parte dos políticos”, disse.
O Secretário de Planejamento do município de Faro, Josué Viera de Abreu, disse que é a primeira vez que presencia um evento político nesse formato na região.
“Esse é um momento ímpar para nós, porque é a primeira vez que acontece aqui. É uma oportunidade para todos apresentarem suas demandas aos deputados. Nós, que moramos em uma região distante da capital, temos dificuldades para estar sempre em Belém para levar demandas aos secretários. Esse momento encurta a distância e nos ajuda nesse processo”, observou.
Força feminina- A bancada feminina também marcou presença. Das 10 deputadas que compõem o Parlamento Paraense, oito estiveram presentes. A deputada professora Nilse Pinheiro ressaltou a ação para as questões de pautas específicas para as mulheres.
“ Essa é uma oportunidade para as pessoas falarem de suas condições. E o governador Helder já mostrou algumas ações para atender pautas femininas, como a destinação de recursos para o Hospital Materno Infantil. Isso mostra que o governo tem compromisso com a questão da mulher e estamos aqui para reforçar essas politicas”, ressaltou.
Para a deputada Paula Gomes, o evento político reforça o sentimento de pertencimento na sociedade.
“ Isso demonstra interesse do governo e da Alepa em estarem perto dessas regiões para poder discutir com as pessoas as políticas públicas que, de fato, possam atender de modo eficaz. Essa aproximação gera um sentimento de pertencimento nas pessoas em discutir políticas públicas mais direcionadas”, evidenciou.
O deputado santareno Raimundo Santos ressaltou que a sessão participativa é um modelo de fazer política que cumpre a constituição.
“Foi uma sessão muito participativa, com a tribuna do povo, com a representatividade de Santarém e região falando e se pronunciando sobre os seus clamores, suas dificuldades de vários setores. De forma que os deputados vieram cumprir o mandamento constitucional que todos nós prestamos no dia da posse, que é promover o bem geral do povo paraense e de todo Estado do Pará”, concluiu.
A Assembleia Legislativa do Estado do Pará voltará a estar com suas Sessões Especiais nos municípios de Marabá e Breves, no mês de Abril.
Programação
22 de Março
Santarém, 8h- Inauguração do PrevBarco II INSS, na Orla de Santarém.
Trairão,11h- Entrega da reforma e ampliação da Escola Estadual Everaldo Martins.
Itaituba,14h- Visita à Prefeitura Municipal de Itaituba
Itaituba,15h- Visita às obras do Hospital Regional de Itaituba
Santarém,19h- Inauguração do Ginásio Poliesportivo do 3ºBPM Sgt Kenedy
23 de Março
Belterra,9h- Abertura da Colheita no município de Belterra
Porto de Moz,12h- Inauguração de Agência Porto de Moz do Banpará