Balanço
Os deputados do Poder Legislativo realizaram nesta quinta-feira (21), uma Sessão Especial em Santarém, no auditório da Universidade do Estado do Pará – UEPA, se integrando ao projeto do Executivo do Estado de realizar um governo ‘Por Todo o Pará’, mais próximo das regiões e da população local.
Desde a quarta-feira, dia 20, os deputados em Santarém participaram da agenda governamental. Na quinta pela manhã, estiveram em uma audiência pública que discutiu propostas para serem incluídas no Plano Plurianual (PPA), na definição sobre os investimentos a serem implementados nas políticas públicas para os próximos quatro anos (2020 a 2023) no Pará.
“O objetivo da Assembleia é estar mais próxima das pessoas, fazendo com que a população entenda o trabalho dos deputados. É ouvir as demandas da população local, para que a gente possa formular políticas públicas, tendo por base essas demandas”, destacou o presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Pará, deputado Dr. Daniel Santos.
O deputado disse que ouviu muitas reivindicações, principalmente na área de saúde, dos municípios próximos a Santarém. Ele destacou ainda a necessidade de mais investimentos nas questões referentes ao saneamento básico. Por último garantiu que, com base no que foi ouvido junto à população presente, serão formuladas políticas públicas. Representantes de 18 municípios estiveram na programação do governo itinerante.
O deputado Eraldo Pimenta (MDB), primeiro secretário da ALEPA, destacou o processo estabelecido. “É um trabalho voltado a todo o Pará, e principalmente ao nosso antes tão esquecido Oeste do Pará”, destacou o parlamentar.
O parlamentar, que tem forte presença política na região Transamazônica, agradeceu ao empenho do presidente Daniel Santos em realizar a sessão em Santarém, acompanhando o governo itinerante. “O Daniel é um jovem, fazendo um trabalho sério com os deputados, unificado, coletivo e voltado à melhoria da qualidade de vida do cidadão paraense”, ressaltou Pimenta.
Aprovação da população- A ação também foi elogiada pela população local. A professora Tânia Brasileiro, da Universidade Federal do Oeste do Pará, considerou significativa a perspectiva do governo itinerante. “Assim, o governo pode estar mais próximo da comunidade, sentindo de perto a problemática, as angústias, as necessidades desse povo tão sofrido de uma região tão linda, que precisa de mais atenção do governo do Estado” destacou a professora.
A deputada professora Nilse (PRB) destacou que a presença dos deputados cumpriu também o objetivo de acompanhar a instalação do governo itinerante, e comentou sobre a realização da sessão do Poder Legislativo. “Aqui está um grande quantitativo da população, que teve a oportunidade de falar, de dizer as condições as quais estão submetidas”, ressaltou a deputada.
A parlamentar destacou também a presença de oito das dez deputadas que compõem a bancada de parlamentares mulheres. “A bancada feminina se fez presente, itinerante, caminhando, verificando a violência contra a mulher, a violência doméstica, o feminicídio”
A deputada Professora Nilse destacou ainda o anúncio do governador Helder Barbalho dos recursos que serão destinados ao Hospital Materno Infantil. “Verifica-se a preocupação do governo com a questão da mulher”, pontuou a parlamentar.
Para a deputada Paula Gomes (PSD), o deslocamento do Governo e do Poder Legislativo veio para reforçar o sentimento de pertencimento na sociedade. “Isto demonstrou interesse do governo e da Alepa em estar mais perto das regiões, discutindo políticas mais direcionadas aos interesses mais específicos envolvidos”, evidenciou.
O deputado Raimundo Santos (PATRI) avaliou a sessão como participativa. “A reunião demonstrou a representatividade de Santarém e região, que se pronunciou sobre os seus clamores e dificuldades, nos mais diversos setores. Os deputados vieram cumprir o mandamento constitucional, que é promover o bem geral do povo paraense e de todo o Estado do Pará”, concluiu.
“A ação faz parte de uma estratégia de descentralização e interiorização do Poder Executivo e do Legislativo, para que exista compreensão sobre as necessidades da região. É importante fazer com que os poderes cheguem mais perto da população”, ressaltou a deputada Dilvanda Faro (PT)
“Fico muito feliz por este trabalho ser aqui em Santarém, para discutir sobre os grandes investimentos que serão realizados, as grandes obras que serão reiniciadas, e para saber sobre outros investimentos que poderão ser pedidos diretamente aos deputados”, comemorou o deputado Hilton Aguiar ( DEM)
“Tivemos a oportunidade de conversar com os prefeitos da região que aqui estão no governo itinerante, de poder estar aqui somando com cada município da região”, agradeceu a deputada Renilce Nicodemos (SD)
A sessão contou ainda com a presença dos seguintes deputados: Toni Cunha (PTB); Ozório Juvenil (MDB); Chicão (MDB); Delegado Caveira (PP); Raimundo Santos (PATRI); Heloisa Guimarães (DEM); Marinor Brito (PSOL); Michele Begot (PSD); Diana Belo (DC); Jaques Neves (PSC); Júnior Hage (PDT); Fábio Freitas (PRB); Dr. Galileu (PSC); Miro Sanova (PDT); Fábio Filgueiras (PSB); Ângelo Ferrari (PTB); Victor Dias (PSDB); Orlando Lobato (PMN); Luth Rebelo (PSDB); Gustavo Seffer (PSD) e Delegado Nilton Neves (PSL).